Notícias | Dia a dia
Djokovic salva match-point e conquista 92º ATP
08/01/2023 às 08h13

Djokovic iguala o número de conquistas de Rafael Nadal em competições do circuito da ATP

Foto: Adelaide International

Adelaide (Austrália) - Depois de ter vencido seus quatro primeiros jogos sem perder sets, Novak Djokovic encarou uma batalha de 3h10 na final do ATP 250 de Adelaide 1. O veterano de 35 anos conquistou o 92º título de sua vitoriosa carreira profissional ao vencer neste domingo o norte-americano Sebastian Korda, 33º do ranking, por 6/7 (8-10), 7/6 (7-3) e 6/4. O sérvio chegou a salvar um match-point, quando perdia o segundo set por 6/5.

Agora com 92 títulos de ATP em 131 finais disputadas, Djokovic iguala a marca do rival Rafael Nadal no circuito. À frente deles, aparecem apenas Jimmy Connors com 109, Roger Federer com 103 e Ivan Lendl com 94. Em Adelaide, o ex-líder do ranking venceu um de seus primeiros torneios como profissional, ainda em 2007. Além disso, amplia sua série de vitórias em solo australiano para 34 jogos desde 2018.

Número 5 do mundo, Djokovic permanecerá nesta posição do ranking após o torneio. Mas ele será um dos quatro principais cabeças de chave do Australian Open, já que o líder do ranking Carlos Alcaraz está fora do evento por lesão na perna direita. Já Korda, que disputou sua quinta final de ATP e tem um título no saibro de Parma, ganha duas posições e sobe para o 31º lugar, um abaixo de seu recorde pessoal.

O primeiro set foi muito longo e com as oportunidades para os dois lados, especialmente para Korda. O jovem norte-americano foi o primeiro a conseguir uma quebra, depois de um ponto longo em que usou muito bem o backhand para atacar as paralelas. Sacando para o set quando liderava por 5/4, ele teve 40-0, mas Djokovic devolveu a quebra. Dois games mais tarde, o sérvio teria seu primeiro set-point, mas Korda se salvou em seu serviço.

A definição ficou para o tiebreak, em que Korda esteve à frente no placar durante a maior parte do tempo. Ele teve mais quatro set-points e ainda salvou mais um, com Djokovic isolando um forehand, antes de conseguir fechar o set em um erro não-forçado do sérvio com o backhand.

O segundo set foi inteiramente sem quebras até um novo tiebreak, mas Korda teve seu serviço ameaçado ainda no no início da disputa. Por sua vez, Djokovic vinha confirmando seus games de saque sem correr riscos até o momento em que perdia por 6/5. O sérvio salvou um match-point jogando de forma agressiva e cravou o smash quando o rival tentava o lob. Pouco depois, fez outra boa intervenção junto à rede para vencer o game. O ex-líder do ranking dominou o tiebreak e empatou a partida.

O domínio dos sacadores em quadra continuava no terceiro set. E desta vez, era Djokovic quem estava o tempo todo à frente no placar, enquanto Korda tinha a obrigação de confirmar seus serviços para buscar o empate. Sem enfrentar break-points, o sérvio aumentava a pressão sobre o rival. O jovem norte-americano reverteu um 15-40 ainda no início do set e voltaria a ter o saque ameaçado quando perdia por 5/4, quando Djokovic chegou ao match-point. Ele disputou um ponto muito longo e apostou em variação de altura e peso de bola para não dar ritmo ao rival e chegar à vitória.

Comentários