Melbourne (Austrália) - Se no último US Open o tênis chinês viu Yibing Wu anotar a primeira vitória na Era Aberta do país em uma chave masculina de um Grand Slam, agora no Australian Open foi a vez de Juncheng Shang fazer história e se tornar o primeiro chinês a vencer nas quadras australianas a bater o alemão Oscar Otte com parciais de 6/2, 6/4, 6/7 (2-7) e 7/5.
Vindo do quali, o chinês de apenas 17 anos salvou dois break-points no primeiro set e depois não teve mais o saque ameaçado para sair de quadra com sua primeira vitória em nível ATP. Ele havia antes disputado três partidas em chaves principais, no Rio Open e nos Masters 1000 de Indian Wells e Miami no ano passado, perdendo em todas elas.
Na segunda rodada, o jovem tenista terá pela frente um páreo bem mais duro, desafiando o norte-americano Frances Tiafoe, cabeça de chave 16, que teve trabalho em sua estreia no Melbourne Park, precisando de quatro sets para superar o alemão Daniel Altmaier com o placar final de 6/3, 6/3, 6/7 (5-7) e 7/6 (8-6), após 3h28 de batalha.
Convidado da organização, Wu desta vez não conseguiu avançar em um Grand Slam. O chinês deu trabalho para Corentin Moutet, mas caiu em duelo de cinco sets, definido com o placar de 6/4, 5/7, 6/2, 4/6 e 7/5. O francês espera agora pelo suíço Stan Wawrinka ou pelo eslovaco Alex Molcan.
Outro asiático vindo do quali, o japonês Yosuke Watanuki manteve o embalo na chave principal e levou a melhor sobre o francês Arthur Rinderknech, marcando placar final de 6/3, 6/3 e 6/2 para se garantir na segunda rodada. Ele terá pela frente o norte-americano Sebastian Korda, 29º favorito, que venceu o chileno Cristian Garin por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 1/6, 6/3 e 6/2.