
Melbourne (Austrália) - Eliminada ainda na rodada de estreia do Australian Open, Garbiñe Muguruza ainda não venceu nenhum jogo nesta temporada, tendo atuado também em dois seguidos WTA 500 em Adelaide nas primeiras semanas do ano. A ex-número 1 do mundo aparece atualmente apenas no 73º lugar do ranking aos 29 anos e sairá do top 80 após o torneio. Superada pela belga Elise Mertens nesta terça-feira, a espanhola chegou a sacar para o jogo no segundo set, mas permitiu a virada.
"A verdade é que já fiz muitas partidas em que começo jogando muito bem, mas em momentos-chave não mostro o mais alto nível", disse Muguruza após a derrota por 3/6, 7/6 (7-3) e 6/1 para Mertens. "Não é um nível ruim, mas nesses momentos, em que você tem que fechar os jogos, eu não estou aproveitando as oportunidades que tenho".
A espanhola ofereceu pouca resistência no terceiro set, especialmente depois de sofrer um incômodo na panturrilha direita, quando já perdia por 3/1. Ela chegou a receber atendimento da equipe médica do torneio. "Acho que foi uma mistura de tensão e cansaço. Fisicamente, notei uma pequena queda que coincidiu com o fato de ela ter começado a jogar muito bem. E foi por isso ela abriu vantagem muito rapidamente no placar".
Com a queda no ranking, Muguruza cogita jogar torneios menores para tentar recuperar ritmo de jogo e confiança. "Terei de fazer um calendário adequado ao meu ranking. Se você pode consegue jogar esses torneios, tem que procurar outros torneios de categoria inferior. O importante é acumular partidas. Se são torneios importantes, logicamente as adversárias serão mais fortes".
"Fiz isso em muitos momentos da minha carreira, jogando os WTA 500 e 250. Sempre dou um jeito. Mesmo nos momentos em que estava melhor, eram esses torneios que me ajudavam a ganhar confiança, ganhando duas partidas aqui, outras três ali. Todo mundo quer jogar os grandes torneios e as finais, mas agora é hora de trabalhar com humildade e passar despercebida para tentar subir novamente".