Notícias | Dia a dia | Australian Open
Gauff supera Raducanu e segue invicta na temporada
18/01/2023 às 07h15

Gauff venceu todos os sete jogos que fez no ano e ainda não perdeu sets em 2023

Foto: Tennis Australia

Melbourne (Austrália) - No encontro entre duas jogadoras importantes da nova geração, Coco Gauff levou a melhor sobre Emma Raducanu e avançou à terceira rodada do Australian Open. Invicta na temporada e vinda de título em Auckland, Gauff fez valer a boa fase e segue sem perder sets em sete jogos neste início de ano. A norte-americana de 18 anos e número 7 do mundo marcou as parciais de 6/3 e 7/6 (7-4) em 1h42 de partida nesta quarta-feira.

Apesar da pouca idade, Gauff já faz sua quarta aparição no Australian Open e já chegou às oitavas em 2020. Sua próxima adversária virá da parida entre a chinesa Qinwen Zheng e a norte-americana Bernarda Pera. Já Raducanu, de 20 anos e campeã do US Open em 2021 aparece atualmente no 77º lugar. A britânica chegou ao Australian Open preocupada por conta de uma recente lesão no tornozelo, mas conseguiu atuar de forma competitiva e sem apresentar limitações físicas.

O primeiro set foi mais equilibrado do que o placar indica. Ainda no início da partida, Gauff teve que reverter um 15-40. E no game seguinte, aproveitou o embalo e conseguiu a quebra. A norte-americana perdeu o saque logo na sequência, ao cometer uma dupla falta, mas recuperou a vantagem pouco depois, em um game muito instável de sua rival nos ralis de fundo. Gauff ainda escapou de mais três break-points quando sacava para o set e definiu a parcial com ótimo saque aberto. A britânica fez um winner a mais, 7 a 6, mas cometeu 21 erros contra 15.

Com uma quebra logo no início do segundo set, Gauff parecia encaminhar a vitória. Ela chegou a liderar por 4/2, mas sofreu a quebra e permitiu o empate no oitavo game. Quando Raducanu liderava por 5/4, chegou a dois set-points, mas não aproveitou as chances. Primeiro, ficou trocando bolas no meio da quadra até errar. Pouco depois, arriscou um drop-shot que ficou curto demais e morreu na rede. Gauff confirmou um game de saque fundamental, forçou o tiebreak, e definiu a disputa em sets diretos. Raducanu liderou nos winners por 17 a 13, e cometeu 42 erros, um a mais que Gauff.

Ostapenko também avança, Andreescu é eliminada
Outras duas campeãs de Grand Slam que atuaram no complemento da rodada desta quarta-feira tiveram rumos opostos no torneio. A letã Jelena Ostapenko passou pela húngara Anna Bondar por 7/6 (7-5), 5/7 e 6/0. Sua próxima rival é a ucraniana Kateryna Baindl, que venceu a norte-americana Caty McNally por 6/1 e 7/6 (7-4).

Já a canadense Bianca Andreescu sofreu uma dura derrota. A ex-top 5 teve um match-point no tiebreak do segundo set, mas permitiu a virada à espanhola vinda do quali Cristina Bucsa, que venceu por 2/6, 7/6 (9-7) e 6/4. Bucsa, de 25 anos e número 100 do mundo, é a próxima rival da líder do ranking Iga Swiatek.

Comentários