Melbourne (Austrália) - Quarta cabeça de chave no Australian Open, Caroline Garcia precisou mostrar poder de reação para avançar à terceira rodada em Melbourne. A francesa superou nesta quinta-feira a canadense Leylah Fernandez, 40ª do ranking, com parciais de 7/6 (7-5) e 7/5.
Em um primeiro set com apenas uma quebra para cada lado, Garcia começou o tiebreak perdendo por 4-0, e depois por 5-2, mas venceu cinco pontos seguidos para virar o placar. Na parcial seguinte, a francesa ainda salvou um set-point em seu saque, quando perdia por 5/4, e venceu os últimos três games da partida.
Aos 29 anos, Garcia faz sua 12ª participação no Australian Open e tem como melhor resultado as oitavas de final de 2018. A atual número 4 do mundo enfrenta na próxima fase a alemã Laura Siegemund, que venceu a romena Irina Begu por 5/7, 7/5 e 6/3.
🎾 Down 2/5 in first-set tie-break
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 19, 2023
🎾 Saves set point in second set with an ace@CaroGarcia digs deep to pass a stern test from Fernandez!@wwos • @espn • @Eurosport • @wowowtennis • #AusOpen • #AO2023 pic.twitter.com/9KVK9Dsl5l
Pliskova e algoz de Bia também seguem, Kontaveit fora
Quem também avançou foi Karolina Pliskova. A ex-número 1 do mundo passou pela cazaque Yulia Putintseva com parciais de 6/0 e 7/5. A tcheca de 30 anos e atual 31ª do ranking enfrenta a russa Varvara Gracheva, que fez boa campanha. Gracheva havia vencido a top 10 Daria Kasatkina na estreia, e agora superou a italiana vinda do quali Lucrezia Stefanini por 6/3 e 6/1.
Já a ex-número 2 Anett Kontaveit não passou da segunda rodada. A estoniana, que agora ocupa o 19º lugar do ranking, perdeu para a polonesa Magda Linette por 3/6, 6/3 e 6/4. Linette encara a russa Ekaterina Alexandrova.
Algoz da brasileira Beatriz Haddad Maia na estreia, a espanhola Nuria Parrizas venceu mais uma. Ela passou pela russa Anastasia Potapova por 6/3 e 6/2. Sua próxima rival é a croata Donna Vekic, que superou Liudmila Samsonova por 6/3 e 6/0.