Notícias | Dia a dia | Australian Open
Jabeur sofre dura derrota e adia o sonho do 1º Slam
19/01/2023 às 11h25

Jabeur foi superada pela canhota tcheca Marketa Vondrousova em três sets

Foto: Jimmie48/WTA

Melbourne (Austrália) - Assim como já havia acontecido em sua partida de estreia no Australian Open, Ons Jabeur novamente teve altos e baixos nesta quinta-feira e precisou disputar três sets. Mas depois da vitória sobre a eslovena Tamara Zidansek há dois dias, a número 2 do mundo foi eliminada na segunda rodada e adiou mais uma vez o sonho do pirmeiro título de Grand Slam. A tunisiana foi superada pela tcheca Marketa Vondrousova por 6/1, 5/7 e 6/1 em 1h42 de partida.

Finalista de Wimbledon e do US Open no ano passado, Jabeur iniciou a temporada com dois objetivos em mente, conquistar um Grand Slam e chegar à liderança do ranking. Mas a jogadora de 28 anos ainda está muito distante da número 1 do mundo Iga Swiatek. A polonesa acumula 11.025 pontos contra apenas 5.140 da tunisiana.

Algoz de Jabeur nesta quinta-feira, Vondrousova foi finalista de Roland Garros em 2019 e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A canhota tcheca chegou a ocupar o 14º lugar do ranking da WTA, mas operou o punho em maio do ano passado e ficou quase seis meses parada. Atualmente, aparece na 86ª posição do ranking.

Jabeur cometeu 50 erros não-forçados na partida

O primeiro set foi de amplo domínio para Vondrousova, que não enfrentou break-points e cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço. Além do bom desempenho da tcheca nos games de saque, a parcial ficou marcada pela inconsistência da tunisiana nos ralis de fundo. Jabeur cometeu 18 erros não-forçados contra apenas 4 da rival e acabou permitindo duas quebras de saque.

Depois de escapar de um 15-40 na abertura do segundo set, Jabeur passou a apresentar melhor desempenho em quadra e a parcial foi mais equilibrada. A número 2 do mundo conseguiu uma boa vantagem, chegou a liderar por 4/1, mas seguia oscilando e estava sem tanta confiança nos golpes. Mesmo em alguns pontos bem trabalhados, a tunisiana pecava na definição, errando voleios e smash em momentos importantes. Assim, deixou escapar a chance de sacar para o set.

Com o placar empatado por 5/5, Jabeur encarou um break-point, mas encaixou uma sequência de três ótimos saques para evitar a quebra e confirmar o serviço. Na sequência, Jabeur conseguiu quebrar o saque de Vondrousova e vencer o set. Mas a tcheca retomou o domínio da partida no terceiro set e conseguiu quatro novas quebras de serviço para chegar à vitória. Jabeur liderou nos winners por 27 a 17, mas cometeu 50 erros não-forçados contra 24 de Vondrousova.

Duelo tcheco contra a jovem Fruhvirtova

A adversária de Vondrousova na terceira rodada em Melbourne será a também tcheca Linda Fruhvirtova, de apenas 17 anos e 82ª do mundo, que faz a melhor campanha da carreira em um Grand Slam. Antes deste Australian Open, ela havia atuado no US Open do ano passado e avançado uma rodada. 

Fruhvirtova superou nesta quinta-feira a convidada local Kimberly Birrell por 6/3 e 6/2. Na primeira fase, a promissora atleta tcheca havia passado por outra anfitriã, Jaimee Fourlis, também em sets diretos. Ela já tem um título de WTA, conquistado em Chennai. 

Comentários