Melbourne (Austrália) - Depois de ter vencido seus dois primeiros jogos no Australian Open sem perder sets, Daniil Medvedev não repetiu o mesmo desempenho nesta sexta-feira e se despediu da competição. Finalista das duas últimas edições, o ex-número 1 do mundo não passou da terceira rodada em Melbourne. Seu algoz foi o norte-americano Sebastian Korda, 31º do ranking, que marcou as parciais de 7/6 (9-7), 6/3 e 7/6 (7-4) em 3h de partida.
Atualmente no oitavo lugar do ranking, Medvedev vai manter apenas 90 dos 1200 pontos que tem a defender. Isso fará com que o russo de 26 anos saia do top 10 do ranking da ATP. Com os resultados de momento na Austrália, ele perde ao menos quatro posições.
A HUGEEEE WIN! 💪@AustralianOpen | #AusOpenpic.twitter.com/guwefzBiHY
— Tennis TV (@TennisTV) January 20, 2023
Por sua vez, Korda chega pela primeira vez às oitavas em Melbourne aos 22 anos. Na temporada passada, o norte-americano parou na terceira rodada. Como juvenil, foi campeão do Australian Open em 2018. O jovem jogador norte-americano celebra sua quarta vitória contra top 10 na carreira e ainda voltará ao grupo dos 30 melhores do ranking. E a família Korda tem longa relação com a Austrália. O pai, Petr Korda, foi campeão do torneio em 1998, e as filhas mais velhas do tenista, Jessica e Nelly foram campeãs em Melbourne no golfe.
O próximo adversário de Korda em Melbourne será o polonês Hubert Hurkacz, número 11 do mundo, que vem de duas batalhas de cinco sets seguidas, contra o italiano Lorenzo Sonego na segunda rodada e diante do canadense Denis Shapovalov na terceira fase. Hurkacz venceu o único duelo anterior, na final de Delray Beach em 2021.
"How good is that." 😅
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 20, 2023
This is awesome from Sebastian Korda.@wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen • #AO2023 pic.twitter.com/pZ3oiWASZ5
Logo no primeiro game da partida, Korda conseguiu uma quebra de serviço, depois de criar quatro break-points. E o norte-americano seguia colocando pressão contra os games de saque de Medvedev, criando novas chances de quebra e ampliando o placar para 4/1. Medvedev reagiu na partida e buscou o empate no oitavo game, antes de forçar o tiebreak.
O game-desempate vinha equilibrado e Korda abriu a vantagem mínima de 5-4 e saque, mas fez uma dupla falta. Na sequência, atacou a paralela para chegar ao set-point. Ele cometeu um erro e cedeu o empate mais uma vez, mas aplicou um excelente lob para recuperar à frente. Medvedev salvou mais um set-point em um rali longo. Mas quando perdia por 8-7, o russo sofreu uma devolução muito agressiva e acabou cometendo um erro que custou a perda do set.
Logo no início do segundo set, Korda ampliou a vantagem ao conseguir uma quebra e sair vencendo por 3/0. O jovem norte-americano aproveitava o fato de Medvedev estar muito afastado da linha de base e utilizava muito bem as curtinhas. Ele só enfrentou break-point na parcial e sustentou a vantagem até o fim. Korda também quebrou no início do terceiro set, largou com 2/0 e chegou a liderar por 4/2. Medvedev buscou novamente um empate no oitavo game, mas o jovem tenista dos Estados Unidos dominou o novo tiebreak e chegou à vitória. Muito mais agressivo em quadra, Korda liderou nos winners por 50 a 28 e cometeu 55 erros contra 26.