Melbuorne (Austrália) - Pela segunda vez em sua carreira profissional, Caroline Garcia disputará as oitavas de final do Australian Open. A francesa de 29 anos e número 4 do mundo venceu seu terceiro jogo no torneio, superando neste sábado a veterana alemã de 34 anos Laura Siegemund por 1/6, 6/3 e 6/3 em 2h10 de partida. Garcia repete sua melhor campanha em Melbourne, feita em 2018, e tenta chegar às quartas de final de um Grand Slam pela terceira vez.
Nas duas primeiras rodadas, Garcia havia vencido as canadenses Katherine Sebov e Leylah Fernandez. A estreia foi muito tranquila, com apenas três games perdidos, mas na segunda rodada a francesa disputou duas parciais equilibradas e teve que salvar set-point. E desta vez, precisou ficar ainda mais tempo em quadra.
Just look at her goooo! 🐝 pic.twitter.com/bQlE6Y4dho
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 21, 2023
Garcia demorou a encontrar seu melhor ritmo neste sábado. No primeiro set, a francesa cometeu 16 erros não-forçados e permitiu duas quebras. O bom desempenho no saque foi fundamental para a virada no placar. Sem enfrentar break-points e com apenas seis pontos perdidos em seus games de serviço, Garcia só precisou de uma quebra para empatar a partida.
Já no terceiro set, a francesa foi eficiente também nas devoluções. E mesmo perdendo o saque no início da parcial, conseguiu três quebras para chegar à vitória. Garcia liderou nos winners por 29 a 19 e cometeu 37 erros contra 28. Ela conseguiu quatro quebras na partida, contra três da rival.
Linette faz sua melhor campanha aos 30 anos
A adversária de Garcia nas oitavas de final será a polonesa Magda Linette, 45ª do ranking, que derrotou a russa Ekaterina Alexandrova, 18ª colocada, por 6/3 e 6/4 em 1h15. A francesa venceu o único duelo anterior contra Linette, disputado ainda em 2017. Aos 30 anos, a polonesa chega pela primeira vez às oitavas em Grand Slam. Ela já passou por duas cabeças de chave no torneio, tendo superado também a estoniana Anett Kontaveit na segunda rodada.
Apesar de ter sofrido uma quebra no início da partida, Linette reagiu graças a um jogo muito consistente de fundo, e com algumas variações de alturas e pesos de bola para quebrar o ritmo de Alexandrova, sempre muito agressiva e de golpes mais retos. A polonesa chegou a vencer oito games seguidos, entre o fim do primeiro set e a liderança por 4/0 no segundo. Depois, ainda que a russa tenha escapado de um match-point e devolvido uma das quebras, conseguiu fechar em sets diretos.