Notícias | Dia a dia | Australian Open
Tsitsipas se impõe e joga sua 4ª semi em Melbourne
24/01/2023 às 09h33

Tsitsipas enfrenta Khachanov em busca de sua segunda final de Grand Slam na carreira

Foto: Tennis Australia

Melbourne (Austrália) - A maior experiência de Stefanos Tsitsipas nos grandes palcos fez a diferença para que o grego alcançasse sua sexta semifinal de Grand Slam e a quarta no Australian Open. Terceiro cabeça de chave em Melbourne, Tsitsipas venceu o jovem tcheco de 21 anos Jiri Lehecka por 6/3, 7/6 (7-2) e 6/4 em 2h17 de partida.

Ainda sonhando com seu primeiro título de Grand Slam, Tsitsipas tem chance até de sair da Austrália como número 1 do mundo. Mas para isso, o jogador de 24 anos precisa vencer o torneio. Ele carrega um bom histórico recente em Melbourne, já que também foi semifinalista em 2019, 2021 e 2022. Além disso, o grego tem um vice-campeonato e uma semifinal no saibro de Roland Garros.

O adversário de Tsitsipas na semifinal da próxima sexta-feira será o russo Karen Khachanov, número 20 do ranking. O histórico de confrontos é amplamente favorável ao grego, que levou a melhor em todos os cinco jogos entre eles. Khachanov, de 26 anos, disputará sua segunda semi de Slam e busca uma final inédita em torneios deste porte.

+ Tsitsipas se frustra e fica perto da desclassificação

Eliminado nas quartas, Jiri Lehecka encerra sua melhor participação em Grand Slam na carreira. De suas quatro vitórias, três foram sobre cabeças de chave, Borna Coric, Cameron Norrie e Felix Auger-Aliassime. Com os 360 pontos conquistados, o atual 71º do ranking dará um salto na classificação e irá se firmar entre os 40 melhores do mundo.

A vantagem de Tsitsipas na partida começou a ser construída com muita pressão sobre o saque do adversário logo de cara logo de cara e uma quebra de serviço, que possibilitou ao grego abrir 3/0 no placar do primeiro set. Ele não teve o saque ameaçado e cedeu apenas seis pontos em seus games de serviço durante a parcial.

O segundo set foi inteiramente sem quebras, mas desta vez foi o grego quem correu mais riscos em seu serviço. Ele enfrentou cinco break-points, todos no mesmo game, mas sobreviveu. Durante o tiebreak, Tsitsipas foi impecável. Foram quatro winners e mais um ace para abrir grande vantagem e o único ponto vencido por Lehecka veio com um saque indefensável, quando já estava 4-0.

Com uma vantagem confortável no placar, bastava a Tsitsipas manter o saque no terceiro set e conseguir mais uma quebra para confirmar a vitória. E ela demorou a acontecer. Antes disso, com o placar empatado por 3/3, o grego reverteu um 0-40 e ganhou confiança na partida. Ainda assim, muito perto da vitória, flertou com a desclassificação, quando atirou uma bola contra o fundo de quadra e quase acertou um boleiro. Vencendo por 5/4, ele encaixou uma sequência de ótimas devoluções para conseguir a quebra e fechar o jogo.

Comentários