Melbourne (Austrália) – Há dois anos, Magda Linette anunciava sua desistência do Australian Open, antes mesmo do torneio começar, para fazer uma cirurgia no joelho. Totalmente recuperada da lesão que a afastou das quadras por um longo período, a polonesa de 30 anos alcança sua melhor campanha em um Grand Slam com uma vaga na semifinal em Melbourne.
Após a vitória sobre Karolina Pliskova nesta quarta-feira por 6/3 e 7/5, ela falou sobre os momentos delicados que viveu e a volta por cima para chegar entre as quatro melhores do primeiro Major da temporada 2023.
"Aquela foi a experiência mais dolorosa da minha vida, eu acho. Especialmente porque eu não pude ser diagnosticada por quase 11 semanas e fiquei fora por um total de cinco meses", relatou a jogadora que passou por uma cirurgia no menisco pouco antes do Aberto da Austrália de 2021.
"Me recuperei em seis semanas e estava muito determinada a voltar o mais rápido possível, mas apressei um pouco demais. Desde então não foi fácil, porque esse tempo foi muito doloroso e muitas coisas estavam acontecendo na minha vida pessoal. Tomei algumas decisões difíceis e acho que estou sendo recompensada por isso agora", acrescentou.
Desde seu retorno ao circuito, a polonesa não havia passado da terceira rodada em nenhum Grand Slam até a campanha deste Australian Open, no qual ela já derrubou quatro cabeças de chave em cinco rodadas. Apesar da trajetória complicada, ela vê com naturalidade esses grandes desafios.
"Adquiri muita experiência nessas grandes quadras, porque em quase todos os Slam eu acabava jogando contra uma grande tenista um estádio principal. Não é nada realmente novo para mim, apenas mais uma partida. Claro que é um caminho mais longo no sorteio, mas ainda assim parece o mesmo. Inclusive já joguei contra Karolina [Pliskova] duas vezes na primeira rodada do US Open, então parece bastante normal", explicou Linette, que derrotou a rival tcheca apenas pela terceira vez em dez jogos.
"Surpreendente calma", como ela mesma disse após a partida de quartas de final, a polonesa segue agora para o maior jogo de sua carreira. Ao avaliar o trabalho feito nas últimas semanas em Melbourne, ela destaca a evolução atingida junto à sua equipe.
"Nós tivemos tantos momentos difíceis, sofremos derrotas duras. Mas sabíamos que estávamos num bom caminho e vimos que eu estava melhorando e jogando muito melhor. Acho que é uma grande recompensa, valeu a pena passar por aqueles momentos. Isso meio que impulsiona a todos nós, porque eles [membros do seu time] também precisam da recompensa."