Notícias | Dia a dia
Sabalenka vence 10ª seguida e joga 1ª final de Slam
26/01/2023 às 09h25

Sabalenka ainda não perdeu sets neste início de temporada no circuito

Foto: Tennis Australia

Melbourne (Austrália) - Depois de ter perdido as três primeiras semifinais de Grand Slam que disputou, uma em Wimbledon e mais duas no US Open, Aryna Sabalenka enfim disputará a final de um torneio deste porte. A jogadora de 24 anos e número 5 do mundo avançou à decisão do Australian Open depois de vencer nesta quinta-feira a polonesa Magda Linette, 45ª do ranking, por 7/6 (7-1) e 6/2 em 1h27 de partida.

Sabalenka mantém sua invencibilidade na temporada, agora com 10 vitórias seguidas e nenhum set perdido. Há três semanas, ela começou o ano conquistando o título do WTA 500 de Adelaide, chegando a 11 troféus em sua carreira profissional no circuito. No sábado, a bielorrussa enfrentará a cazaque Elena Rybakina, 25ª do ranking e atual campeã de Wimbledon. Sabalenka lidera o histórico por 3 a 0.

Apesar de estar em sua primeira decisão de Slam em simples, Sabalenka já tem conquistas desse nível nas duplas. Ela foi campeã do US Open de 2019 e do Australian Open de 2021 ao lado da belga Elise Mertens. A tenista chegou até mesmo a liderar o ranking entre as especialistas em duplas da WTA por seis semanas.

É certo que Sabalenka irá igualar o melhor ranking da carreira em simples, o segundo lugar, ficando atrás apenas da número 1 Iga Swiatek. Sua adversária na final, Elena Rybakina entrará no top 10 e pode ser número 8 em caso de título. Já Linette, que eliminou favoritas como Caroline Garcia, Karolina Piskova e Anett Kontaveit, sobe para o 22º lugar do ranking. A polonesa de 30 anos poderia chegar ao grupo das 10 melhores do mundo em caso de título.

O primeiro set foi bastante equilibrado e o contraste de estilos entre as jogadoras era aparente. Sabalenka apostava em seu tênis agressivo e de golpes potentes, especialmente o forehand. Já Linette usou a estratégia que já havia funcionado contra nomes como Pliskova e Garcia, com muitas mudanças de direção e variações de altura, tudo para quebrar o ritmo da bielorrussa. Houve momentos também em que a polonesa conseguia usar o peso de bola de Sabalenka para contra-atacar.

Depois de uma quebra para cada lado no set inicial, Sabalenka fez um tiebeak impecável, dominou os pontos, fez winners e encaixou até ace de segundo saque. Ela terminou a parcial com 20 bolas vencedoras contra só 7 de Linette e cometeu 15 erros diante dos seis da rival.

O domínio de Sabalenka na partida continuou no segundo set, e ela conseguiu duas quebras para abrir 4/1. Até aquele momento, a bielorrussa só havia perdido quatro pontos em seus games de serviço na parcial, e depois escapou de três break-points para vencer seu quinto game seguido. Linette salvou três match-points no saque, quando perdia por 5/1, mas Sabalenka tinha grande vantagem e definiu a disputa em seu saque.

Muito mais agressiva em quadra, Sabalenka liderou a estatística de winners por 33 a 9, e cometeu 25 erros contra 16. Ela conseguiu três quebras na partida e sofreu apenas uma quebra, ainda no game de abertura da semifinal.

Comentários