Notícias | Dia a dia | Australian Open
Career Golden Slam e tetra, os feitos dos cadeirantes
27/01/2023 às 14h52

Niels Vink e Sam Schroder, dupla holandesa que fez o 'Career Golden Slam'.

Foto: Frank Molter/ITF

Melbourne (Austrália) – Uma rodada de façanhas também no torneio de tênis em cadeira de rodas do Aberto da Austrália.  O catarinense Ymanitu Silva, número 8 do mundo, em sua terceira final de Grand Slam, jogando com o sul-africano Donald Ramphadi, ficou com o vice-campeonato na categoria Quad, superados pelos horlandeses Niels Vink e Sam Schroder que, finalmente, conquistaram o único título de Grand Slam que lhes faltava. A vitória foi por 6/1 e 6/3.

"Finalmente!", vibrou Schröder. “No ano passado, chegamos perto da final contra David (Wagner) e Andy (Lapthorne), mas não conseguimos passar da linha. Mas jogamos uma partida melhor e tivemos um nível mais alto hoje e é ótimo vencer”, concluiu. "Este ano estamos mais confiantes do que no ano passado. Hoje jogamos nosso jogo e no ano passado jogamos o jogo deles, então este foi o nosso ano", acrescentou Vink. Com isso, eles completaram o chamado “Career Golden Slam”, tendo agora conquistado os quatro títulos de quad duplo nos Grand Slam e mais a medalha de ouro paraolímpica em Tóquio (2020). “É ótimo, poucas pessoas podem dizer que fizeram isso, então definitivamente é especial para nós”, disse Schroder. “E acho que quatro títulos de Slam consecutivos também é incrível, então esperamos continuar obtendo resultados."

A dupla não tem planos de descansar sobre seus sucessos e tem ideias firmes sobre o que desejam alcançar a seguir como dupla. “Estou muito feliz com o que fizemos juntos, ter os quatro é bom, mas agora queremos os quatro em uma temporada”, declarou Vink. “Quando os pontos importantes chegaram hoje, estávamos prontos para eles.”

No início do dia, outra dinâmica dupla holandesa conquistou o título do Aberto da Austrália, Diede de Groot e Aniek Van Koot, que agora são tetracampeãs da competição. Tendo conquistado anteriormente o título feminino de duplas em 2019, 2021 e 2022. Elas devolveram a derrota decepcionante para Yui Kamiji e Zhenzhen Zhu na final do Melbourne Open uma semana atrás e se sagraram campeãs no Melbourne Park, batendo as segundas cabeças de chave por 6/3 e 6/2, seu 13º título importante como parceiras.

“Tivemos muita motivação para ir lá e jogar do nosso jeito porque na semana passada contra elas não fizemos isso. Hoje foi muito melhor”, disse Van Koot. “Houve alguns games hoje em que toda vez que chegávamos a 30-0 elas empatavam”, acrescentou de Groot. “Mas quando os pontos importantes chegaram hoje, estávamos prontas para eles e acho que isso foi importante e fez a diferença. As melhorias que estamos fazendo como equipe só vão aumentar nossa confiança.”

Na dupla masculina, festa para os britânicos Alfie Hewett e Gordon Reid que conquistaram seu quarto título consecutivo do Aberto da Austrália, com vitória por 6/1 e 6/2 sobre a dupla holandesa Maikel Scheffers e Ruben Spaargaren. “É bom conseguir a vitória hoje na final e em um espaço de tempo relativamente curto para nós”, disse Hewett. “Na semana passada, quando jogamos contra eles nas semifinais de um torneio de preparação, levamos três anos e meio horas ou então eu acho. As melhorias que estamos fazendo como equipe e as atuações como a de hoje só vão ajudar em nossa confiança e podemos desenvolver isso”.

Comentários