Melbourne (Austrália) - Depois de perder uma final bastante equilibrada neste sábado, Elena Rybakina diz que sai ainda mais motivada para a sequência da temporada. Superada por Aryna Sabalenka em três sets na decisão do Australian Open, a cazaque de 23 anos disputou sua segunda decisão de Grand Slam e destacou o alto nível da partida. A atual campeã de Wimbledon diz ainda que o nível de tênis apresentado deixa um recado para as colegas do circuito.
"Acho que o nível da partida foi bom. Foi um jogo de muita potência para nós duas. Acho que não há muitas jogadoras assim no circuito. Talvez essa partida force as outras jogadoras a serem mais agressivas", disse Rybakina após a derrota por 4/6, 6/3 e 6/4 para Sabalenka. "Mas as condições são sempre diferentes e você precisa se adaptar com certeza para tudo. Adaptar-se à velocidade e ao peso da bola não é fácil. Mas acho que tivemos um bom nível na partida, sim".
"Claro, não é o resultado que eu queria hoje. Mas acho que no geral foram duas semanas muito boas para mim. Isso só me dá mais motivação para os próximos torneios. Agora tenho mais confiança, mesmo depois de perder esta final", acrescentou a cazaque. "Eu só preciso trabalhar duro, assim como fiz na pré-temporada e ao longo dos anos, e continuar saudável que com certeza os resultados virão. O meu objetivo é estar na segunda semana de todos os Grand Slam, e então jogar mais finais".
A cazaque entrará no top 10 a partir de segunda-feira
Algoz de três campeãs de Grand Slam em Melbourne, Rybakina entrará no top 10 pela primeira vez. Apesar de não focar tanto no ranking, ela sabe que isso pode ser vantajoso no chaveamento dos próximos torneios. "Eu não vou me sentir diferente só por causa do ranking. Mas agora eu vou ser sempre cabeça de chave, e talvez não precise jogar a primeira rodada em alguns torneios. Então é claro que há alguns benefícios disso. Mas não penso muito em números ou no ranking".
A cazaque lamentou as oportunidades perdidas no jogo, mas valorizou a grande atuação de Sabalenka. "Acho que Aryna aumentou seu nível no segundo set. Ela jogou muito bem, agressiva, e diminuiu um pouco o número de erros. Eu também deveria ter sido mais agressiva em alguns momentos. Tive algumas chances de dar a volta por cima. Mas, ela jogou muito bem hoje e foi forte mentalmente e fisicamente".
Este foi o quarto duelo entre as duas jogadoras e Sabalenka venceu todas. Rybakina comentou por que é tão difícil enfrentar outras jogadoras com estilo tão parecido. "Depende muito das condições. Mas com Aryna agora, o placar é 0-4. Eu diria que o mais desafiador para mim é jogar contra ela. Preciso jogar mais vezes contra jogadoras poderosas como ela para melhorar".