Notícias | Dia a dia
Sabalenka é a nova nº 2 e Rybakina estreia no top 10
30/01/2023 às 08h37

Miami (EUA) - Campeã e vice do Australian Open, respectivamente, Aryna Sabalenka e Elena Rybakina aproveitaram suas grandes campanhas no primeiro Grand Slam da temporada para conseguir suas melhores marcas no ranking. A bielorrussa ganhou três colocações e agora é a nova vice-líder da WTA, ao passo que a cazaque disparou 15 lugares e entrou no top 10 pela primeira vez, subindo para o 10º posto.

A polonesa Iga Swiatek segue absoluto como número 1 do mundo e leva mais de 4 mil pontos de vantagem para Sabalenka, que deixou para trás a tunisiana Ons Jabeur (3ª), a norte-americana Jessica Pegula (4ª) e a francesa Caroline Garcia (5ª).

Também aproveitaram a campanha em Melbourne para subir na lista a norte-americana Coco Gauff e a suíça Belinda Bencic, ambas ganhando uma colocação. A primeira alcançou o sexto lugar nesta segunda-feira e a outra é agora a número 9 do mundo.

Na contramão, levaram a pior Maria Sakkari e Veronika Kudermetova. A grega perdeu uma colocação e caiu para o sétimo lugar, enquanto a russa caiu duas posições, saiu do top 10 e agora é a 11ª do mundo. Um pouco mais embaixo, Paula Badosa e Madison Keys deixaram o top 20, a espanhola após perder cinco lugares e ir para o 21º e a norte-americana descendo da 13ª para a 24ª colocação.

Ex-número 1 do mundo, Victoria Azarenka e Karolina Pliskova voltaram ao top 20 da WTA. Semifinalista na Austrália, a bielorrussa ganhou oito posições e agora é a 16ª do mundo. A tcheca deu um salto ainda maior, apesar de ter parado nas quartas, subiu 11 posições e agora é a número 20 do ranking.

Algoz de Pliskova e outra semifinalista em Melbourne, superada por Sabalenka, a polonesa Magda Linette viu sua surpreendente campanha no primeiro Grand Slam do ano lhe render uma disparada de 23 colocações, que a levou para o 22º lugar, a melhor marca até então da carreira da tenista e 30 anos.

Comentários