Notícias | Copa Davis
Monteiro: 'Jogo tenso, mas favoritismo prevaleceu'
03/02/2023 às 19h26

Monteiro espera que confronto com os chineses seja definido já no terceiro ponto

Foto: Luiz Candido/CBT

Florianópolis (SC) - Depois de vencer seu jogo nesta sexta-feira pela Copa Davis e ampliar para 2 a 0 a vantagem do Brasil no confronto contra a China pelos playoffs do Grupo Mundial I, Thiago Monteiro afirmou que a disputa contra o 913º do ranking Jie Cui acabou sendo mais tensa do que o normal. E que as características da competição entre países acabam equilibrando as condições, apesar da diferença de experiência e ranking, mas comemorou o fato de fazer valer seu favoritismo nos momentos decisivos.

"Eu tive um jogo um pouco mais tenso do que o normal. Meu adversário jogou bem solto, sem pressão", disse Monteiro, em entrevista ao canal SporTV, após marcar 6/3 e 6/4 em 2h16 de partida. "Em alguns momentos, tive oportunidade de abrir uma vantagem boa e acabei desperdiçando, mas consegui ficar forte mentalmente, competir com o máximo de concentração e aproveitar minhas chances para sair com essa vitória".

"Essa é uma competição em que todos dão o máximo e a dificuldade sempre aumenta. Agora fico feliz de ter garantido uma vantagem importante para o time", acrescentou o cearense de 28 anos e 78º do ranking. Ele marcou sua nona vitória em 20 jogos de Copa Davis na carreira.

Mais cedo, o jovem paulista de 21 anos Matheus Pucinelli abriu a série vencendo o 568º do ranking Rigele Te por 6/1 e 6/2 em 1h15. Foi apenas a segunda partida de Pucinelli em uma Copa Davis. "Acho que a gente conseguiu prevalecer a nossa condição de favorito, com duas vitórias hoje. O Pucinelli jogou muito bem a primeira partida", avaliou o número 1 do Brasil, já na entrevista coletiva.

Monteiro espera que o confronto possa ser definido já na partida de duplas. O gaúcho Rafael Matos e o paulista Felipe Meligeni atuam às 10h30 (de Brasília) deste sábado contra Rigele Te e Ze Zhang. "Temos uma dupla muito forte. Não conhecemos muito a dupla da China, mas o Felipe e o Rafa estão bem entrosados e vão entrar muito focados. Vamos com tudo para finalizar o confronto já no terceiro ponto".

Capitão da equipe brasileira na Davis, Jaime Oncins comemorou a vantagem, mas ressalta que ainda é preciso vencer mais um jogo para se manter no Grupo Mundial I e lutar, no segundo semestre, por vaga no Qualificatório Mundial de 2024. "Claro que é muito bom começar com duas vitórias, mas não tem nada definido. Precisamos manter o foco, porque ainda precisamos de vencer mais uma partida amanhã".

Comentários