Notícias | Copa Davis
Matos e Meligeni asseguram a vitória sobre a China
04/02/2023 às 12h03

Florianópolis (SC) - Acabou na partida de duplas o confronto entre brasileiros e chineses no saibro de Florianópolis. Depois de duas vitórias em simples na sexta-feira, coube à dupla do gaúcho Rafael Matos e do paulista Felipe Meligeni garantir o triunfo na série. Eles abriram o sábado batendo Ze Zhang e Jie Cui em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/3, em 1h19 de jogo.

O resultado classifica o Brasil para os playoffs do Grupo Mundial I, valendo vaga na fase qualificatória para as finais da Copa Davis no ano que vem. Os adversários da equipe nacional, capitaneada por Jaime Oncins, serão conhecidos no dia 9 de fevereiro, quando a ITF fará o sorteio dos confrontos.

A partida até que começou difícil para a dupla brasileira, que viu os rivais confirmarem o saque no primeiro game e logo em seguida ter uma chance de quebra. Só que Matos e Meligeni salvaram o break-point que enfrentaram e aproveitaram para pressionar os chineses no game seguinte, conseguindo eles a primeira quebra do jogo. Com o placar favorável, eles não apenas administraram a vantagem, como trataram de ampliá-la com mais uma quebra no sétimo game.

O gaúcho e o paulista tiveram dois break-points logo na abertura da segunda parcial, mas Cui e Zhang se salvaram. No quarto game, foi a vez dos chineses conseguirem uma chance de quebra, que não foi convertida. Mais uma vez, os brasileiros responderam a pressão com quebra na sequência, abrindo 4/2 após salvar mais um break-point. Matos e Meligeni seguiram na frente até anotar novo break no nono, para assim concretizar a vitória.

Matos e Meligeni trabalharam bem o com saque, colocaram 85% das primeiras bolas em quadra e venceram 71% dos pontos com elas. O aproveitamento total de serviço ficou em 67%, contra apenas 52% dos rivais.

Embora a vitória do Brasil já esteja assegurada, ainda será disputada uma partida a mais neste sábado. Com o confronto já definido, Oncins promoverá mais uma estreia na equipe, com o paulista Gustavo Heide entrando no lugar de Thiago Monteiro no duelo com o chinês Riegle Te.

Comentários