Hua Hin (Tailândia) - Um dos destaques deste começo de temporada, a chinesa Lin Zhu começou 2023 fora do top 80, mas colecionou bons resultados e nesta semana atingiu o seu ápice ao conquistar no WTA 250 de Hua Hin, seu primeiro título em simples. Na final de domingo, ela bateu a ucraniana Lesia Tsurenko por duplo 6/4, depois de 1h46 de jogo.
Com a campanha desta semana no torneio tailandês a chinesa de 29 anos entrará pela primeira vez no top 50, pulando da atual 54ª colocação para a 41ª. Zhu vai levar para casa um cheque de US$ 34.228 pela conquista, enquanto a vice-campeã Tsurenko receberá uma premiação de US$ 20.226.
A vitória deste domingo foi a décima de Zhu na temporada, tendo derrubado já nomes de peso nestes dois primeiros meses de 2023, entre eles o da norte-americana Venus Williams na segunda rodada de Auckland e o da grega Maria Sakkari na terceira rodada do Australian Open.
The moment Lin Zhu became a first-time WTA title holder in Hua Hin 🤗 pic.twitter.com/TeihJ535Jh
— wta (@WTA) February 5, 2023
Embora estivesse disputando apenas sua primeira final de WTA, a chinesa mostrou frieza para superar momentos adversos, o principal deles no começo da partida, quando viu Tsurenko vencer os dois primeiros games. Ela também não administrou bem a quebra levada de zero quando sacou para o set, conseguindo novo break no game seguinte para fazer 1 a 0.
O segundo set começou com as sacadoras confirmando nos três primeiros games, mas os seguintes terminaram todos com quebras. Zhu chegou a abrir 5/3 e teve um match-point no nono game, mas acabou perdendo o saque e só foi sacramentar sua vitória com mais uma quebra. A chinesa venceu 8 dos 9 break-points que teve na partida, enquanto Tsurenko converteu 6 em 14.
Mais tarde, ela e a também chinesa Xinyu Wang não tiveram a mesma sorte na final de duplas. Elas foram superadas pela taiwanesas Hao-Ching Chan e Fang-Hsien Wu em sets diretos, com o placar final de 6/1 e 7/6 (8-6).
When all the hard work pays off 😊 pic.twitter.com/Mp1KQw5Bwx
— wta (@WTA) February 5, 2023