Linz (Áustria) - Principal cabeça de chave do WTA 250 de Linz, Maria Sakkari estreia nesta terça-feira no torneio austríaco em quadras duras e cobertas. A número 7 do mundo joga às 14h30 (de Brasília) contra a espanhola Nuria Parrizas Diaz, 79ª do ranking. A grega tem uma vitória e uma derrota contra a rival, mas essas partidas aconteceram ainda nos anos de 2011 e 2013, em torneios menores.
A rodada terá estreias de mais favoritas, como a cabeça 2 Ekaterina Alexandrova. A russa entra em quadra por volta de 8h30 para enfrentar a espanhola vinda do quali Rebeka Masarova. Já a croata Donna Vekic, quinta favorita, só joga às 16h contra a alemã Tamara Korpatsch.
Niemeier supera Kenin em três sets
Apenas um jogo da chave principal aconteceu nesta segunda-feira. A alemã Jule Niemeier, 71ª do ranking, venceu de virada a convidada norte-americana Sofia Kenin, ex-top 5 e atual 209ª do ranking, por 2/6, 6/3 e 6/4 em 2h12 de partida. Niemeier espera pela vencedora entre a russa Anastasia Potapova, cabeça 8, e a italiana Lucia Bronzetti.
"No primeiro set, eu senti que ela começou jogando muito bem e estava confiante. Eu não estava pronta. Mas a partir do segundo set, fiquei muito feliz por ter encontrado uma forma de vencer", disse Niemeier, que saiu perdendo por 4/0, mas depois não teve mais o serviço quebrado até o fim do jogo, conseguindo uma quebra no segundo set e outra no terceiro.
Chef's kiss for this lob 🤌@SofiaKenin | @WTALinz | #WTALinz pic.twitter.com/nlWUPzYH7v
— wta (@WTA) February 6, 2023
Durante a partida, Kenin deu mostras do bom nível de tênis que a levaram a vencer o Australian Open e chegar à final de Roland Garros há três anos, especialmente quando combinava drop-shots e lobs, mas Niemeier conseguiu reagir na partida apostando no saque e em sua maior consistência nos ralis de fundo de quadra. Kenin até fez mais winners, 40 a 35, mas cometeu 39 erros contra 27 da alemã.
Entre as jogadoras que furaram o quali estão as espanholas Rebeka Masarova e Marina Bassols Ribera, a búlgara Viktoriya Tomova e a húngara Dalma Galfi. Além delas, as russas Varvara Gracheva e Kamilla Rakhimova entraram como lucky-losers, nas vagas da montenegrina Danka Kovinic e da romena Patricia Maria Tig.