Montpellier (França) - Convidado para o ATP 250 de Montpellier, o jovem francês de 18 anos Arthur Fils aproveitou a oportunidade e venceu seu primeiro jogo na elite do circuito. Ele levou a melhor no duelo de gerações contra o ex-top 10 e tricampeão do torneio Richard Gasquet ao marcar um duplo 7/5 em 1h52 de partida nesta segunda-feira.
Depois de ter alcançado o terceiro lugar no ranking mundial juvenil, Fils é o atual 163º colocado na ATP, ocupando nesta semana a melhor marca na carreira. Ele iniciou a temporada com dois bons resultados em torneios de nível challenger, com um título em Oeiras, Portugal, e um vice-campeonato em Quimper, na França.
ALLEZ ⚡️@ArthurFils1 claims his first ever @atptour victory with a 7-5 7-5 win over Gasquet 🤯#OSDF23 pic.twitter.com/OEJ8rfnnl2
— Tennis TV (@TennisTV) February 6, 2023
"Estou muito feliz, foi uma partida difícil. Ele estava jogando bem, mas consegui jogar melhor no final do primeiro set e depois fiquei um pouco mais tranquilo na quadra", disse Fils, que impôs a Gasquet a primeira eliminação em estreia em onze aparições no torneio. O tricampeão está com 36 anos e ocupa a 45ª posição do ranking.
Fils terá mais um adversário experiente. Ele enfrenta o espanhol de 34 anos Roberto Bautista Agut, cabeça 4 em Montpellier e 24º do ranking. "Eu só perdi uma partida desde o início do ano, então minha confiança está muito alta, mas derrotar Richard traz ainda mais confiança. Espero continuar assim contra o Roberto".
No outro jogo da rodada desta segunda-feira, o georgiano Nikoloz Basilashvili passou pelo francês Constant Lestienne por 6/7 (3-7), 7/5 e 6/2. Ele pode enfrentar o compatriota Gregoire Barrere ou o cazaque Alexander Bublik, atual campeão do torneio.
What a battle 👏
— Tennis TV (@TennisTV) February 6, 2023
Nikoloz Basilashvili picks up his first win of the season as he defeats Lestienne 6-7 7-5 6-2 🤩#OSDF23 pic.twitter.com/qyKwQoemek