Abu Dhabi (Emirados Árabes) - Principal cabeça de chave do WTA 500 de Abu Dhabi, Daria Kasatkina estreou na competição com uma vitória em três sets. A número 8 do mundo começou atrás no placar, mas superou a suíça Jil Teichmann, 28ª do ranking, com parciais de 1/6, 6/0 e 6/2.
Esta foi a terceira vitória na temporada para Kasatkina, que fez uma boa campanha no WTA 500 de Adelaide 2, chegando à final, mas havia caído na estreia do Australian Open. A russa terá nas quartas um duelo com a chinesa Qinwen Zheng, 29ª do ranking, em confronto inédito no circuito.
Depois de ter perdido o saque duas vezes no primeiro set e não aproveitar as duas chances de quebra que teve, Kasatkina dominou a segunda parcial. Ela aplicou um 'pneu' e não enfrentou break-points. Já no terceiro set, mesmo com altos e baixos, esteve o tempo todo à frente no placar e conseguiu mais quatro quebras.
A terceira favorita Elena Rybakina, número 10 do mundo, venceu a ex-líder do ranking Karolina Pliskova por 6/4 e 6/2. A cazaque não teve o serviço quebrado e só enfrentou dois break-points, conseguindo três quebras. Pliskova até fez um winner a mais, 21 a 20, mas cometeu 27 erros contra 12.
"Fico feliz por ter conseguido sacar bem. No início o primeiro serviço não estava funcionando tão bem, mas fico feliz por ter melhorado a partir do segundo set", disse Rybakina após a partida. "As condições hoje estavam muito difíceis, Karolina também é uma grande jogadora. E apesar do placar, o segundo set não foi fácil".
A statement performance 👀
— wta (@WTA) February 9, 2023
🇰🇿 Elena Rybakina kicks off her week in Abu Dhabi by taking out Pliskova 6-4, 6-2.@MubadalaADOpen | #MubadalaAbuDhabiOpen pic.twitter.com/BtWUdS7dyi
Atual campeã de Wimbledon e vice do Australian Open, a cazaque pode enfrentar nas quartas Beatriz Haddad Maia, caso a brasileira vença seu jogo contra a cazaque Yulia Putintseva. "Sinto que estou recebendo muito mais apoio agora, mas ainda tenho que focar em um partida de cada vez. A principal meta é jogar bem nos torneios do Grand Slam e, um dia, chegar ao número 1".
Quem também avançou às quartas foi a cabeça 8 do torneio Liudmila Samsonova, que passou pela tcheca Barbora Krejcikova por 7/5 e 7/6 (8-6) em partida com 2h24 de duração. Samsonova, 19ª do ranking, terá um duelo russo contra Veronika Kudermetova, quarta favorita no torneio e 11ª colocada. Kudermetova lidera o histórico entre elas por 2 a 1.