Linz (Áustria) - Apesar de ter um histórico negativo nos confrontos, Maria Sakkari conseguiu uma importante vitória sobre Donna Vekic nesta sexta-feira e avançou à semifinal do torneio austríaco em quadras duras e cobertas. A grega superou a croata por 6/3 e 7/6 (10-8) em 2h06 de partida.
Esta foi apenas a terceira vitória de Sakkari em oito jogos contra Vekic no circuito e seu primeiro triunfo contra a rival desde 2018. A croata havia vencido os três duelos anteriores. Depois de um primeiro set com apenas uma quebra, aproveitando a única oportunidade que teve para abrir 3/1 e manter a vantagem, a grega foi mais exigida na segunda parcial e salvou cinco set-points no tiebreak.
Ex-número 3 do mundo e atual sétima colocada aos 27 anos, Maria Sakkari tem apenas um título de WTA, conquistado no saibro de Rabat em 2019, mas tenta alcançar a oitava final da carreira. Ano passado, a grega esteve em quatro finais, duas delas em WTA 1000 em Guadalajara e Indian Wells.
A próxima adversária de Sakkari em Linz será outra croata. Ela enfrenta a experiente Petra Martic, de 32 anos e 34ª do ranking, que venceu a dinamarquesa Clara Tauson por 6/4 e 7/5. A grega venceu os dois duelos anteriores entre elas, um deles na primeira semana da temporada, na United Cup. Martic, que já foi top 15, tem dois títulos de WTA e busca susa quinta final no circuito.
Rounding out the final 4️⃣ in Linz 🎾
— wta (@WTA) February 10, 2023
Petra Martic gets past Tauson 6-4, 7-5 👏@WTALinz | #WTALinz pic.twitter.com/U7To6JAQWi
Do outro lado da chave, a tcheca Marketa Vondrousova passou 23 minutos em quadra nesta sexta-feira. Ela liderava a partida contra a húngara Dalma Galfi por 4/1, quando a rival abandonou ainda no primeiro set, por lesão na coxa direita. Vondrousova está com 23 anos e tem um título de WTA em 2017, mas já disputou outras quatro finais, incluindo Roland Garros em 2019 e nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Vondrousova enfrenta a jovem russa Anastasia Potapova, cabeça 8 do torneio, que venceu a alemã vinda do quali Anna-Lena Friedsam por 2/6, 6/4 e 6/1. Potapova, de 21 anos, ganhou seu primeiro WTA no saibro de Istambul no ano passado e busca sua quinta final.