Doha (Qatar) - Apesar de ocupar a 20ª posição no ranking mundial, Karolina Pliskova terá que passar por uma situação muito rara em sua carreira. A ex-número 1 vai disputará o quali do WTA 500 de Doha e precisa de três vitórias para entrar na chave principal. Campeã do torneio em 2017, a tcheca de 30 anos era apenas a 31ª do mundo quando fecharam as inscrições.
Pliskova estreia neste sábado contra a romena Ana Bogdan. Se vencer, jogará no domingo contra a britânica Harriet Dart ou a eslovena Dalila Jakupovic. Já entre as possíveis rivais na rodada final do quali, estão a canadense Leylah Fernandez, a italiana Jasmine Paolini, a ucraniana Dayana Yastremska e a norte-americana Claire Liu.
O quali de Doha tem mais duas jogadoras do top 30: A tcheca Marie Bouzkova, 26ª do ranking, e a suíça Jil Teichmann, 28ª colocada. Também atuam tenistas como a ucraniana Anhelina Kalinina, 31ª do mundo, e a belga Elise Mertens, 32ª. Jogadoras experientes como a romena Sorana Cirstea, a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich, a cazaque Yulia Putintseva, a canadense Rebecca Marino e a alemã Laura Siegemund também tentam vagas na chave.
Top 10 em peso entre as inscritas em Doha
A lista de jogadoras inscritas no WTA 500 tem várias jogadoras do top 10, incluindo a número 1 do mundo e atual campeã Iga Swiatek, além de Jessica Pegula, Caroline Garcia, Coco Gauff, Maria Sakkari, Daria Kasatkina, Belinda Bencic. A brasileira Beatriz Haddad Maia, número 14 do ranking, não será cabeça de chave e pode enfrentar uma das favoritas logo cedo.
Nomes como Paula Badosa, Madison Keys, Petra Kvitova, Danielle Collins e Victoria Azarenka também disputam o torneio. A chinesa Qinwen Zheng conseguiu uma vaga de 'Special Exempt', por conta da semifinal de Abu Dhabi nesta semana. Já a tcheca Karolina Muchova, que usou um ranking protegido de número 22, ficou com a última vaga direta na chave principal. O sorteio acontecerá no sábado.