Notícias | Dia a dia
Azarenka vence e anuncia apoio a Turquia e Síria
13/02/2023 às 16h47

Integrante do Conselho das Jogadoras, Azarenka diz que fundo de apoio será criado nos próximos dias

Foto: WTA

Doha (Qatar) - Convidada para a disputa do WTA 500 de Doha e bicampeã do torneio entre 2012 e 2013, Victoria Azarenka estreou com uma tranquila vitória. A ex-número 1 do mundo passou pela turca Ipek Oz, também convidada e 196ª do ranking, com um duplo 6/1 em 1h07 de partida. Logo após o jogo, Azarenka prestou solideriedade à adversária, por conta do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na última semana e que já teve mais de 34 mil vítimas.

"Sei que é muito difícil para ela jogar agora, considerando tudo o que está acontecendo. Desejo força a ela e espero que as coisas melhorem de alguma forma", disse Azarenka após a partida. A jogadora de 33 anos é parte do Conselho das Jogadoras da WTA e diz que ações de ajuda aos países devastados pelo terremoto serão anunciadas nos próximos dias. "A WTA vai lançar um fundo para a Turquia e a Síria. E esperamos ajudar da melhor maneira possível".

A atual 17ª do ranking e vinda de uma semifinal no Australian Open fez 21 winners contra 9 de Oz e quebrou seis vezes o saque da adversária, cometendo 12 erros não-forçados contra 10. Sua próxima rival pode ser a suíça Belinda Bencic, campeã em Abu Dhabi no domingo, ou a búlgara Viktoriya Tomova.

Azarenka ainda agradeceu à direção do torneio pelo convite e também falou sobre o filho, Leo, que está com seis anos. "Tenho uma longa relação com Doha, já vim algumas vezes aqui para treinar e também para o torneio. Agradeço muito à direção pelo convite. Eu me sinto em casa. Estive na Copa do Mundo e foi uma experiência única", afirmou. "Leo está de férias da escola agora, mas não está muito ligado no tênis. Isso me machuca um pouquinho, mas eu o incentivo fazer o que ele gosta. Ele só quer saber de futebol e de hóquei, mas espero que ele ainda assista à mamãe jogar às vezes".

Muchova e Kudermetova avançam, Pliskova fura quali

Nos outros dois jogos da rodada da chave principal, a tcheca Karolina Muchova venceu a italiana Martina Trevisan por duplo 6/2 e garantiu o duelo contra a francesa Caroline Garcia, cabeça 3 em Doha. Já Veronika Kudermetova venceu um jogo duríssimo e com 3h de duração contra a tcheca Barbora Krejcikova por 6/4, 3/6 e 7/6 (7-5). A russa pode enfrentar a compatriota Liudmila Samsonova ou a norte-americana Sofia Kenin.

Ainda nesta segunda-feira, a ex-número 1 do mundo e campeã de 2017 Karolina Pliskova conseguiu furar o quali. A tcheca venceu a canadense Leylah Fernandez por 6/2 e 7/5 e marcou sua terceira vitória seguida. Durante o fim de semana, Pliskova também havia vencido a romena Ana Bogdan por 3/6, 6/2 e 6/3, além da britânica Harriet Dart por 6/1 e 6/2. Sua estreia na chave principal será contra a russa Ekaterina Alexandrova. Também furaram o quali a belga Elise Mertens, a búlgara Viktoriya Tomova e a canadense Rebecca Marino.

Comentários