Doha (Qatar) - Depois de ter vencido seus dois primeiros jogos no WTA 500 de Doha, Beatriz Haddad Maia se despediu nas quartas de final da competição. A número 1 do Brasil e 12ª do mundo foi superada pela norte-americana Jessica Pegula, segunda cabeça de chave do torneio e quarta do ranking, que marcou as parciais de 6/3 e 6/2 em apenas 1h25 de partida.
Bia vinha de duas vitórias contra tenistas do top 20, Paula Badosa na estreia e a número 8 do ranking Daria Kasatkina nas oitavas. Pela campanha, a paulista de 26 anos recebe 100 pontos na WTA, o que não altera sua posição atual. Ela segue agora para o WTA 1000 da temporada, em Dubai, que começa no domingo. Seu histórico diante das top 10 é agora de sete vitórias e oito derrotas.
Por sua vez, Pegula garante seu lugar na semifinal e espera pela vencedora entre a grega Maria Sakkari e a francesa Caroline Garcia. A norte-americana de 28 anos tem dois títulos no circuito, com destaque para o WTA 1000 de Guadalajara no fim do ano passado, e busca a sexta final da carreira. Ela tem duas vitórias em quatro jogos contra Garcia e tem histórico negativo contra Sakkari, 4 a 2 para a grega.
Picture perfect JPEG 📸@JLPegula storms into her second Doha semifinal with a comprehensive 6-3, 6-2 win over Haddad Maia! #QatarTennis pic.twitter.com/WQitru4oiX
— wta (@WTA) February 16, 2023
Em um dia com muito vento em quadra e com as jogadoras precisando de tempo para se adaptar às condições, a partida começou com dois games longos e uma quebra para cada lado. Mas depois disso, as sacadoras passaram a ter maior controle durante o set inicial. Pegula voltaria à frente e quebrou para fazer 4/2 em um game com poucos primeiros serviços em quadra de Bia. A canhota paulista escapou dos primeiros break-points com saques abertos, mas a pressão constante da rival fez a diferença.
Na reta final do set, Pegula era quem tinha a maior iniciativa dos pontos, enquanto Bia estava com maior dificuldade para tirar a bola do meio da quadra nos ralis de fundo. Ainda assim, a brasileira chegou a ter um break-point quando perdia por 5/3, mas não evitou a perda do set. Pegula fez três winners a mais nos set, 14 a 11, e cada jogadora cometeu 11 erros.
defence ⏩ attack 🔥@JLPegula | #QatarTennis pic.twitter.com/HoP1pQzDk3
— wta (@WTA) February 16, 2023
O segundo set começou com amplo domínio para Jessica Pegula. Cada vez mais confortável em seus saque e agressiva nas devoluções, a norte-americana pressionou o saque de Bia e conseguiu duas quebras para abrir 4/0 no placar. A número 1 do Brasil até confirmou seus dois últimos games de saque na partida, mas Pegula definiu a disputa em seu saque.
Pegula liderou a contagem de winners por 22 a 17, e cometeu 16 erros contra 20 de Bia. A norte-americana quebrou quatro vezes na partida e sofreu apenas uma quebra, além de não ter enfrentado break-points no segundo set.