Buenos Aires (Argentina) - A grande semana do peruano Juan Pablo Varillas no ATP 250 de Buenos Aires teve como ponto alto uma vitória bastante expressiva nesta quinta-feira. Vindo do qualificatório, Varillas venceu o austríaco Dominic Thiem, ex-número 3 do mundo, por duplo 6/4 em 1h47 de partida.
Varillas, de 27 anos e 101º do ranking, havia vencido os argentinos Thiago Tirante e Federico Delbonis durante o quali. E na estreia da chave principal, ele passou pelo português João Sousa. Com os 57 pontos acumulados nesta semana, o peruano já vai alcançando a melhor marca da carreira, no 86º lugar.
that is just TOO GOOD 🙌@ArgentinaOpen pic.twitter.com/tlYOPVtgBT
— Tennis TV (@TennisTV) February 16, 2023
Em busca de uma vaga na semifinal de Buenos Aires, Varillas enfrenta o vencedor da partida entre o italiano Lorenzo Musetti, cabeça 3 do torneio e número 20 do mundo, e o argentino Pedro Cachin, 68º colocado, que se enfrentam na sessão noturna desta quinta-feira.
Por sua vez, Thiem tem apenas uma vitória na temporada, obtida sobre o eslovaco Alex Molcan na estreia em Buenos Aires. O austríaco havia perdido seus jogos em Adelaide, Australian Open e também no confronto contra a Croácia pela Copa Davis. Aos 29 anos, ele ocupa atualmente apenas o 99º lugar do ranking da ATP.
Com um jogo eficiente no saibro e bem adaptado às condições mais lentas em Buenos Aires, Varillas conseguiu duas quebras no primeiro ser e chegou a vencer cinco games seguidos para liderar por 5/1. Thiem salvou um set-point e diminuiu a diferença para 5/4, mas não evitou a perda da parcial. Já o segundo set teve apenas uma quebra, conquistada pelo peruano ainda no início. Ele abriu 3/1 e sustentou a vantagem até o fim, enfrentando apenas um break-point, justamente quando já sacava para o jogo.