Notícias | Dia a dia
Campeã com 5 games perdidos, Iga pulveriza recorde
18/02/2023 às 13h25

Swiatek se torna a jogadora que perdeu menos games na campanha para um título de WTA

Foto: Divulgação

Doha (Qatar) - A semana arrasadora de Iga Swiatek no WTA 500 de Doha terminou com mais um título para a polonesa de 21 anos, além de um impressionante recorde para ela. Campeã com apenas cinco games perdidos na semana, ela quebrou uma marca que já durava 42 anos. Líder do ranking mundial, Swiatek venceu a final deste sábado contra a quarta colocada Jessica Pegula por 6/3 e 6/0 em apenas 1h09 de partida.

Até então, a jogadora com menos games perdidos no caminho para um título havia sido Chris Evert, que perdera sete games em Lugano, na Suíça, em 1981. Mas na ocasião, a norte-americana precisou disputar cinco jogos. Por sua vez, Swiatek jogou só três partidas na semana.

Principal cabeça de chave, a polonesa entrou diretamente nas oitavas e venceu Danielle Collins por 6/0 e 6/1. Depois, foi beneficiada pela desistência de Belinda Bencic nas quartas. Já na semi, fez outro 6/0 e 6/1, agora contra Veronika Kudermetova. A número 1 do mundo conquista seu 12º título profissional em 14 finais disputadas.

"Com certeza, a folga na primeira rodada ajudou. Mas honestamente, não me importa quantos games ganhei ou perdi. O mais importante é que realmente encontrei meu ritmo aqui depois de um início de temporada difícil", disse Swiatek, que vinha de eliminação precoce nas oitavas do Australian Open. "Pude manter o foco do começo ao fim das partidas e estou muito feliz com meu desempenho".

Apesar de ter repetido a conquista do ano passado em Doha, Swiatek ainda não defende todos os pontos conquistados em 2022. Isso porque a última edição foi um WTA 1000. Até por isso, aqueles pontos só caem em 27 de fevereiro, depois do torneio de Dubai. Anualmente, é promovido um rodízio entre esses dois eventos no Oriente Médio pelo posto de primeiro WTA 1000 da temporada.

A polonesa também marca sua quinta vitória em sete jogos contra Pegula. Os outros quatro triunfos foram no ano passado. Pegula, de 28 anos, havia vencido na United Cup no início da temporada. A norte-americana segue com dois títulos de WTA em seis finais na carreira, e também sai de Doha com o título de duplas, conquistado ao lado de Coco Gauff na última sexta-feira.

A número 1 do mostrou boa adaptação às condições

Mais uma vez, Swiatek mostrou boa adaptação às condições em Doha e soube jogar muito bem com o vento. A polonesa conseguia controlar bem a direção da bola e mexer bastante a adversária do fundo de quadra. Não demorou para que ela conseguisse a primeira quebra e fizesse 2/0. Mesmo passando por alguns momentos de oscilações no saque, a número 1 nunca esteve atrás no placar. Ela cedeu o empate, mas logo abriu 4/2 e trocou quebras com Pegula no fim do set. Nas estatísticas, tinha 8 a 4 em winners e 10 erros contra 11.

Cada vez mais à vontade em quadra, a líder do ranking cuidou ainda melhor dos games de serviço no segundo set e seguiu pressionando o saque de sua adversária. Foram três novas quebras e nenhum break-point enfrentado na parcial para aplicar um 'pneu' e chegar a mais um título, desta vez com direito a recorde. Swiatek fez mais que o dobro de winnes, 14 a 6, e cometeu 16 erros não-forçados, um a menos que a rival. Ela conseguiu seis quebras de serviço, criou nove break-points e só perdeu dois games de saque.

Comentários