Rio de Janeiro (RJ) - O gaúcho Eduardo Ribeiro foi o destaque da participação brasileira no primeiro dia do quali do Rio Open. Estreante em competições da ATP, depois de ter sido finalista da Maria Esther Bueno Cup em dezembro, o jogador de 24 anos e 436º do ranking surpreendeu o cazaque Timofey Skatov, número 125 do mundo, com parciais de 6/2, 2/6 e 6/4 em 2h27 de partida.
A vitória rende 10 pontos na ATP para Ribeiro, que tem como melhor ranking da carreira o 420º lugar e fica com grandes chances de superar essa marca. Além disso, ele também recebe uma merecida premiação em dinheiro de US$ 8.050 por ter vencido seu jogo de estreia.
"Eu me diverti dentro quadra, sabia que a pressão não era minha por ser meu primeiro jogo de ATP", disse Ribeiro após a partida deste sábado no Rio de Janeiro.
"Dei tudo de mim, senti câimbras no início do terceiro set na perna toda, e não sabia o que fazer para continuar no jogo. Mas com a ajuda do fisioterapeuta e da torcida dei a volta por cima e estou muito feliz com essa vitória", acrescentou o jogador de 24 anos. "Nunca tinha jogado com tanta gente na torcida. Eles me apoiaram o tempo todo, me ajudaram muito nos momentos que eu caí um pouco. Espero que amanhã seja igual".
Em busca de uma vaga na chave principal, Ribeiro enfrenta o francês Hugo Gaston, número 103 do mundo e cabeça 3 do quali, que evitou um duelo nacional ao vencer o paulista Felipe Meligeni, 164º colocado, por 7/5 e 7/6 (7-4). Entre os quatro brasileiros do quali, Meligeni foi o único a entrar diretamente pelo ranking, sem precisar de convite.
Reis equilibra o jogo contra principal favorito
Ainda neste sábado, João Lucas Reis teve uma estreia dura e chegou a vencer um set. O pernambucano de 22 anos e 302º do ranking desafiou o argentino Facundo Bagnis, cabeça 1 do quali e número 88 do mundo, e foi superado com parciais de 4/6, 6/3 e 6/2 em 2h05 de partida. Bagnis enfrentar o alemão Yannick Hanfmann, que venceu o argentino Federico Delbonis por 7/6 (10-8) e 6/2.
O também convidado Matheus Pucinelli, jovem paulista de 21 anos e 216º do ranking, perdeu para o argentino Juan Manuel Cerundolo, 105º do mundo por 6/2 e 6/3. Ano passado, Pucinelli havia vencido o então top 100 Marco Cecchinato no quali do Rio. Cerundolo enfrentará na rodada final o chileno Nicolas Jarry, que bateu o argentino Camilo Carabelli por 6/1 e 6/2.
Alves e Fonseca vencem no quali de duplas
Outra vitória brasileira neste sábado veio no quali de duplas, com o paulista Mateus Alves e o carioca de 16 anos João Fonseca. Eles venceram os cazaques Andrey Golubev e Aleksandr Nedovyesov por 7/6 (7-3) e 6/2. Em busca de uma vaga na chave principal, enfentam o sérvio Nikola Cacic e o italiano Andrea Pellegrino, que bateram Matheus Pucinelli e Pedro Sakamoto por 7/6 (7-4) e 6/3.