Doha (Qatar) - Em sua estreia no ATP 250 de Doha, Andy Murray buscou uma grande virada. O ex-número 1 do mundo salvou três match-points e lutou por 2h30 para vencer o italiano Lorenzo Sonego, 71º do ranking, por 4/6, 6/1 e 7/6 (7-4).
Foi apenas a terceira vitória na temporada para o britânico, que venceu duas batalhas de cinco sets contra Matteo Berrettini e Thanasi Kokkinakis no Australian Open. Aos 35 anos, ele aparece na 70ª posição da ATP.
Murray enfrenta nas oitavas o alemão Alexander Zverev, terceiro cabeça de chave em Doha e 16º do mundo. O histórico de confrontos marca duas vitórias para o britânico e uma para o alemão no circuito profissional.
VINTAGE ⚡️@andy_murray breaks the Sonego serve in style to lead 2-0 in the second 🤯#qemo2023 pic.twitter.com/rccPr8xzOA
— Tennis TV (@TennisTV) February 20, 2023
O primeiro set teve apenas uma quebra, conquistada por Sonego ainda no game de abertura. O italiano sacou muito bem e não enfrentou break-points durante a parcial, além de ceder apenas dois pontos quando colocou o primeiro serviço em quadra. Murray reagiu em grande estilo no segundo set. Ele conseguiu duas quebras e cedeu só três pontos no saque para empatar a partida.
A parcial decisiva foi inteiramente sem quebras até o tiebreak. Murray escapou de um break-point logo no início e ainda salvou três match-points no saque quando perdia por 5/4.
Durante o tiebreak, Sonego abriu 3-0, mas o britânico reagiu, jogando de forma sólida do fundo de quadra e contando com dois erros seguidos do italiano para empatar. O ex-número 1 ganhou confiança e chegou a vencer seis pontos seguidos. No primeiro match-point, Sonego se salvou ao vencer uma disputa na rede, mas Murray definiu a disputa logo na sequência.
WHAT A MATCH 🤯@andy_murray saves 3 match points en route to a 4-6 6-1 7-6 victory over Sonego 💪#qemo2023 pic.twitter.com/Xc6BEk6r9A
— Tennis TV (@TennisTV) February 20, 2023
Definidos os rivais de Medvedev e Aliassime em Doha
Segundo cabeça de chave em Doha e número 9 do mundo, Felix Auger-Aliassime estreará contra o australiano Jason Kubler, 74º do ranking, que vencia Aslan Karatsev por 7/6 (7-4) e 1/0 antes de o rival abandonar a partida.
Outra vitória britânica no dia veio com Liam Broady. Vindo do quali, ele passou pelo ucraniano Oleksii Krutykh por 6/0, 4/6 e 7/6 (7-2). Broady é o próximo rival de Daniil Medvedev, oitavo do ranking e campeão em Roterdã no último domingo.