Dubai (Emirados Árabes) - No encontro entre duas campeãs de Grand Slam, Elena Rybakina fez valer sua melhor fase e levou a melhor contra Bianca Andreescu na estreia do WTA 1000 de Dubai. Número 10 do mundo, a cazaque superou a canadense, 36ª colocada, por 6/3 e 6/4 em 1h32 de partida nesta segunda-feira.
Rybakina liderou a contagem de winners por 23 a 14 e cometeu só um erro a mais que Andreescu, 22 a 21. A cazaque conseguiu quatro quebras e mostrou poder de reação no segundo set, em que perdia por 4/2 e fez quatro games seguidos.
"Ainda não estou me sentindo tão bem. Tive alguns altos e baixos no segundo set, mas fico feliz pela partida que fiz hoje e por ter vencido em dois sets", disse Rybakina, que agora enfrenta a tcheca Marie Bouzkova. "Tive que focar nos primeiros golpes de cada ponto e sacar bem, não funcionou tão bem no segundo set, mas deu certo nos momentos mais importantes".
Quem também estreou com vitória foi Jelena Ostapenko, atual campeã do torneio, que bateu a ucraniana vinda do quali Katarina Zavatska por 6/1 e 6/4. Sua próxima rival é a jovem tcheca de 17 anos Linda Fruhvirtova. A letã já teve descontados os pontos do título do ano passado de Dubai, quando o evento era um WTA 500. Por isso, aparece no 20º lugar.
The knock-out punch 🥊
— wta (@WTA) February 20, 2023
Defending champ @JelenaOstapenk8 moving on to face Fruhvirtova at #DDFTennis! pic.twitter.com/RolXQzrlBa
Pliskova e Azarenka vencem, Kudermetova é eliminada
Duas ex-líderes do ranking venceram na rodada. Victoria Azarenka passou por Anastasia Pavlyuchenkova por 6/3 e 7/5 e vai enfrentar a norte-americana Amanda Anisimova. Já Karolina Pliskova venceu um duelo tcheco com Marketa Vondrousova por 6/3 e 6/4. Sua próxima rival será a grega Maria Sakkari, cabeça 6.
Além da eliminação de Beatriz Haddad Maia, outra cabeça de chave a cair foi a décima favorita Veronika Kudermetova. A russa perdeu para a ucraniana Anhelina Kalinina, que marcou 6/3, 5/7 e 7/5 e vai enfrentar a compatriota Dayana Yastremska. Ainda nesta segunda-feira, a cazaque Yulia Putintseva venceu a croata Petra Martic por 6/4, 0/6 e 6/2 e garantiu duelo contra a tcheca Petra Kvitova.