Marselha (França) - Depois de ter perdido os oito primeiros jogos que fez na temporada e vindo de dez derrotas seguidas, contando desde o ano passado, Alexander Bublik finalmente venceu um jogo em 2023. Ele estreou no ATP 250 de Marselha, em quadras duras e cobertas, vencendo o sérvio Filip Krajinovic por 5/7, 6/3 e 6/4. Seu próximo rival pode ser o francês Gregoire Barrere ou o suíço Marc-Andrea Huesler.
Ex-top 30 e atual 50º do ranking aos 25 anos, Bublik havia caído na primeira rodada em Auckland, Australian Open, Montpellier e Roterdã, e também perdeu todos os jogos que fez pela Copa Davis e United Cup neste início de 2023. Ele não vencia um jogo sequer desde outubro. E após a partida, diz que emoção é a de como se tivesse vencido um Grand Slam.
Quem também estreou com vitória foi Stan Wawrinka. O experiente suíço de 37 anos e 105º do mundo venceu um duelo de gerações contra o belga Zizou Bergs, jovem de 23 anos e 132º colocado, por 6/4, 6/7 (6-8) e 6/4. O ex-top 3 certamente enfrentará um francês, que virá do duelo entre Richard Gasquet e Laurent Lokoli.
Já o também anfitrião Benjamin Bonzi passou pelo convidado local de 18 anos Luca Van Assche por duplo 7/5. Bonzi pode enfrentar outro francês, Geoffrey Blancaneaux, ou desafiar o norte-americano Maxime Cressy, cabeça 5.