* Atualizado com declarações de Pliskova sobre a desistência
Dubai (Emirados Árabes) - Assim como havia acontecido na semana passada, em Doha, a número 1 do mundo não precisará disputar as quartas de final do WTA 1000 de Dubai. Ela foi beneficiada pela desistência da tcheca Karolina Pliskova, ex-líder do ranking e atual 18ª colocada, e assim avança diretamente para a semifinal.
De acordo com a organização do torneio, Pliskova se retirou do torneio por motivo de doença viral. A tcheca de 30 anos vinha de três vitórias na semana em Dubai, contra a compatriota Marketa Vondrousova, a grega Maria Sakkari e a ucraniana Anhelina Kalinina, em partida com 2h45 de duração nesta quarta-feira. O único duelo entre Swiatek e Pliskova foi a final de Roma em 2021, quando a polonesa venceu por duplo 6/0.
Campeã em Doha com apenas cinco games perdidos no último torneio, Swiatek cedeu só três games no caminho até a semifinal de Dubai, foram dois na estreia contra a canadense Leylah Fernandez e mais um nas oitavas diante da russa Liudmila Samsonova, 13ª do ranking. Vencedora de 12 torneios no circuito da WTA, ela busca a 15ª final da carreira.
Pouco tempo de adaptação na abala a número 1
Vinda de um título no último sábado e ciente de que as condições de jogo em Dubai estão mais rápidas que em Doha, a número 1 do mundo não se abala com o pouco tempo de adaptação. "Tive um dia para treinar aqui e pude sentir as quadras, mesmo que por apenas uma hora, e pude e conhecer bem o clube".
"Acho inteligente que eles tenham mudado a bola para este ano, porque senão seria impossível fazer a transição entre Doha e aqui e jogar bem nos dois torneios. Faz sentido jogarmos toda a gira com a bola do Australian Open. Com certeza, agora me sinto mais confortável", avaliou a tenista de 21 anos. "Estou apenas tentando ser sólida e focada em todos os pontos e fico feliz que esteja funcionando. Percebi na Austrália que minha mentalidade não era boa, estava muito estressada. Então estou começando do zero".
A adversária de Swiatek na semifinal de Dubai virá do duelo entre as norte-americanas Coco Gauff e Madison Keys. Ela venceu todos os cinco duelos que fez contra Gauff no circuito, com destaque para a final de Roland Garros do ano passado. Contra Keys, a polonesa de 21 anos tem duas vitórias e uma derrota.
Vírus e cãimbras motivaram a desistência da tcheca
I'm very sorry, but I have to withdraw from the @DDFTennis. After playing the finals here a few years ago and doing very well this year, it's very disappointing for me. But after struggling with a virus and cramps for couple hours right after my match, I'm not able to continue. pic.twitter.com/x5oFIZMuoJ
— Karolina Pliskova (@KaPliskova) February 22, 2023
"Sinto muito, mas tenho que me retirar do torneio de Dubai. Depois de jogar a final aqui há alguns anos e ir muito bem este ano, isso é muito decepcionante para mim. Mas depois de lutar contra um vírus e cãibras por algumas horas logo após minha partida de hoje, não consigo continuar no torneio", declarou Pliskova, em suas redes sociais.
Veja como ficou a programação desta quinta-feira.
Quadra Central - 10h
[5]Coco Gauff (EUA) vs. Madison Keys (EUA)
Não antes de 12h
[2]Aryna Sabalenka vs. Barbora Krejcikova (TCH)
[3]Jessica Pegula (EUA) vs. [RP]Karolina Muchova (TCH)