Notícias | Dia a dia
Gauff faz nova semi de 1000 e desafia Swiatek
23/02/2023 às 12h23

Gauff busca vitória inédita contra Swiatek no sexto encontro entre elas no circuito

Foto: DDF Tennis Championships

Dubai (Emirados Árabes) - Coco Gauff ganhou o direito de tentar mais uma vez fazer frente à líder do ranking Iga Swiatek. A atual número 6 do mundo venceu nesta sexta-feira o duelo caseiro diante de Madison Keys, por 6/2 e 7/5, e avançou para as semifinais do WTA 1000 de Dubai. Aos 18 anos, ela alcança sua segunda semifinal de nível 1000 da carreira, repetindo Roma de 2021. Já a Swiatek nem precisou entrar em quadra, beneficiada pela desistência de Karolina Pliskova, por infecção viral.

Desde que Swiatek assumiu o número 1, Gauff perdeu quatro vezes e com placares muito elásticos. Fez meros quatro games em Miami e na final de Roland Garros do ano passado e nem passou de três em San Diego e WTA Finals, nestes dois levando 'pneus'. O histórico de confrontos é de 5 a 0 para líder do ranking.

"Madison é uma grande jogadora, não é fácil de enfrentá-la. Ela conseguiu grandes vitórias nessa semana. Sabia que seria um jogo duro e fico feliz por ter sido mais estável quando precisei. Já é a terceira vez que nos enfrentamos e também treinamos juntas na semana passada em Doha, então isso ajuda um pouco porque você já entra sabendo o que fazer", disse Gauff, durante a entrevista em quadra.

A jovem norte-americana também projetou o confronto da semi. "Eu devo ter feito alguma coisa errada nesses cinco jogos (sorrindo). Mas para ser honesta, ela está jogando muito bem, e por isso que ela é a número 1. Amanhã eu não tenho pressão nenhuma, preciso apenas pensar no meu jogo. Acho que eu melhorei desde a última vez que nos enfrentamos. O ranking é só um número. Você sempre tem que entrar em quadra acreditando que pode vencer".

Já polonesa vive um momento especial. Depois de conquistar Doha na semana passada com apenas cinco games perdidos em três jogos válidos, ela estreou em Dubai com duas vitórias fulminantes e outra vez teve um dia extra de descanso, como havia acontecido em Doha. A número 1 do mundo só perdeu três games no torneio até aqui.

Quatro quebras para Gauff, 51 erros para Keys
O primeiro set viu Gauff muito consistente diante de uma adversária irregular. Coco perdeu apenas cinco pontos com o serviço a favor e chegou a ter 5/1 com as duas quebras obtidas.

A tarefa poderia ser mais fácil, já que Gauff voltou a tirar o serviço de Keys no terceiro game do segundo set, mas enfim a ex-top 10 reagiu na partida, empatou e virou. Com 5/4, chegou a estar a dois pontos de vencer a série antes que Gauff sacasse bem. Aí veio a quebra de zero e Coco precisou de dois match-points para concluir a tarefa de 1h21.

Embora Keys tenha liderado a contagem de winners por 10 a 4, ela também cometeu 51 não-forçados contra 31 da rival. Gauff aproveitou quatro de suas oportunidades de quebra e só enfrentou um break-point em todo o jogo. 

Comentários