Doha (Qatar) - Após vencer duas batalhas de três sets, o britânico Andy Murray não conseguiu manter o embalo na final do ATP 250 de Doha e acabou ficando com o vice, superado pelo russo Daniil Medvedev, que fez valer a condição de terceiro favorito e levou a melhor no duelo deste sábado triunfando em sets diretos, com duplo 6/4 anotado em 1h46 de disputa.
Campeão na semana passada em Roterdã, o russo chegou à nona vitória consecutiva e aos poucos volta a escalar o ranking. Depois de entrar de novo no top 10, com o título no Qatar ele ganhará uma posição a mais, alcançando o sétimo lugar na próxima semana. Murray dará um bom salto com o vice, saindo do atual 70º posto para o 52º na segunda-feira.
O jogo foi bem parelho, com números parecidos para ambos os lados. Foram 16 erros não forçados para os dois e uma vantagem pequena de Medvedev nas bolas vencedoras (20 a 15) e também no aproveitamento de saque (61% contra 60%). O desempenho do russo nos break-points fez a diferença, salvou cinco dos sete que enfrentou e converteu quatro em oito chances.
Medvedev ampliou sua invencibilidade contra Murray no circuito, agora com três vitórias em três jogos, todos encerrados em sets diretos. O título renderá para o russo uma premiação de US$ 209.445, enquanto o vice-campeão levará para casa US$ 122.175.
Logo no primeiro game da partida, o russo conseguiu uma quebra, abrindo 2/0 na sequência. Murray teve a chance de devolver o break no quarto game, mas perdeu as duas chances que teve e acabou perdendo o saque no quinto. Ele depois diminuiu o prejuízo no sexto e teve mais um break-point no oitavo, para buscar o empate, só que não o converteu e viu Medvedev largar na frente.
Na segunda parcial, outra vez Medvedev venceu os dois primeiros games da disputa. O britânico chegou a deixar tudo igual por 3/3, mas foi quebrado no nono game e ficou em situação complicada. Bastou ao russo confirmar o serviço em seguida, fechando o jogo no segundo match-point que teve.