Rio de Janeiro (RJ) - Foi sofrido, mas o britânico Cameron Norrie conseguiu fazer valer a condição de segundo favorito ao título no Rio Open e venceu a primeira semifinal deste sábado. O espanhol Bernabe Zapata deu trabalho e fez o atual número 13 do mundo precisar de 2h29 para ficar com uma apertada vitória em três sets, concluída com placar final de 6/2, 3/6 e 7/6 (7-3).
Na final de domingo, marcada para 17h30 (horário de Brasília), Norrie enfrentará o vencedor da segunda semi do dia, que terá de um lado o espanhol Carlos Alcaraz, cabeça de chave 1 e atual campeão do torneio, e do outro o chileno Nicolas Jarry, que veio do quali e está voltando ao top 100 com sua campanha no saibro carioca.
Com a campanha de Norrie no Rio mais o vice-campeonato de Andy Murray no ATP 250 de Doha, será a primeira vez desde 1973 que dois britânicos disputam finais distintas no circuito, com Mark Cox e Roger Taylor.
Zapata confirmou o saque sem sustos no primeiro game, mas depois disso empacou no placar, sofreu duas quebras consecutivas e perdeu os próximos cinco games. Por pouco Norrie não conseguiu anotar um 'pneu moral', perdendo quatro set-points no serviço do espanhol em um longo sexto game. O britânico sacou para fechar em seguida e fez 6/2 para levar o set inicial.
Apesar do amplo domínio na primeira parcial, Norrie não manteve o ritmo na segunda e começou bem abaixo, venceu apenas dois pontos nos três primeiros games e viu o espanhol abrir 3/0 logo de cara. Zapata por pouco não ampliou a vantagem no sexto game, perdendo dois break-points. Porém, ele administrou a vantagem até o final e empatou o jogo.
O terceiro e decisivo set foi o mais parelho em questão do placar, com a definição acontecendo apenas na reta final. Norrie salvou um break-point no quinto game, conseguiu a quebra de vantagem no sexto, mas quando tudo indicava que ele poderia arrancar para a vitória, Zapata devolveu o break e levou para o tiebreak, em que o britânico levou a melhor e ficou com a vitória.