Santiago (Chile) - Em sua partida de estreia no ATP 250 de Santiago, o número 1 do Brasil Thiago Monteiro conseguiu uma difícil vitória em três sets. Monteiro superou nesta terça-feira o espanhol Albert Ramos, cabeça 5 do torneio e número 50 do mundo, por 7/5, 4/6 e 7/5 em exatamente 3h de partida.
Esta foi a quinta vitória de Monteiro na temporada, a segunda em chaves principais de ATP. Há uma semana, ele havia superado o ex-número 3 do mundo Dominic Thiem na primeira rodada do Rio Open, antes de cair diante do campeão Cameron Norrie nas oitavas de final. O cearense de 28 anos e 84º do mundo também venceu dois jogos no quali de Auckland e mais um no duelo contra a China na Copa Davis.
Nos confrontos com o experiente Ramos, de 35 anos e canhoto como ele, Monteiro tem agora duas vitórias e três derrotas em nível ATP, além de uma vitória e uma derrota em challenger. O veterano espanhol foi semifinalista em Córdoba e chegou às quartas do Rio Open nas últimas semanas.
O próximo rival de Monteiro pode ser o argentino Facundo Bagnis, 94º do mundo, ou o italiano Marco Cecchinato, 91º colocado. O cearense venceu Cecchinato na final do challenger de Punta del Este em 2020, e tem vitórias em oito jogos de nível challenger ou qualis de ATP com Bagnis.
¡MONTEIRO ASEGURA SU PASO A LA SEGUNDA RONDA! 🇧🇷🎾
— Chile Open (@chile_open) February 28, 2023
El brasileño derrotó a Ramos-Viñolas🇪🇸 por 7-5 6-4 y 7-5 y avanza a los octavos de final, donde lo espera el ganador entre Bagnis🇦🇷 vs Cecchinato🇮🇹 que comienza en breves en la cancha 1.#MovistarChileOpen#YoVoyAlChileOpen pic.twitter.com/3wly9r9Iak
Monteiro buscou a virada no 1º set e manteve o foco no 3º
Monteiro começou a partida enfrentando alguns games longos em seu saque. Ele saiu perdendo por 3/1 e ainda escapou de um break-point no quinto game. O brasileiro ganhou confiança, devolveu a quebra e virou o placar para 4/3, com um game muito firme em seu serviço. Quando o placar estava empatado por 5/5, ele escapou de 15-40. E na sequência, voltou a quberar o serviço de Ramos para fechar o primeiro set.
Logo na abertura do segundo set, Ramos conseguiu uma quebra de saque. E na sequência, o espanhol escapou do único break-point que enfrentou em toda a parcial. Depois disso, cedeu apenas mais cinco pontos em seu saque até o final do set para empatar a partida.
O momento mais delicado para Monteiro na partida foi quando Ramos conseguiur uma quebra no início do terceiro set, mas o brasileiro se recuperou da melhor maneira possível. Ele buscou o empate por 2/2 e escapou de um game longo no saque para virar o placar. Na sequência, voltou a quebrar o serviço do espanhol e fez um game de zero para abrir 5/2.
Ramos confirmou o saque maiores riscos e passou a pressão para o outro lado. Sacando para o jogo, Monteiro pecou pela passividade em alguns momentos e teve seu serviço quebrado. O espanhol fez mais um game seguro em seu serviço e buscou o empate por 5/5. Pouco depois, o brasileiro reverteu um 15-40 e fez 6/5 após uma sequência de bons saques. De novo a um game da vitória, Monteiro foi mais agressivo nas devoluções de saque e conseguiu uma nova quebra para fechar o jogo com winner de forehand.