Austin (EUA) - Depois de entrar como lucky-loser na chave principal do WTA 250 de Austin, a jovem de 18 anos Erika Andreeva conseguiu uma grande vitória nesta terça-feira. A russa salvou dois match-points para vencer a britânica Harriet Dart por 7/6 (7-4), 3/6 e 7/6 (7-3).
Andreeva, que ocupa o 135º lugar do ranking, perdia o último set por 5/3 e conseguiu se recuperar. A russa já havia escapado de um match-point na primeira rodada do quali, quando venceu a chinesa Xiaodi You, antes de perder para a norte-americana Ashlyn Krueger na fase seguinte.
A vaga de Andreeva na chave veio após a desistência da chinesa Shuai Zhang, que seria a segunda favorita no torneio. Sua próxima rival pode ser a ucraniana Dayana Yastremska ou a alemã Anna-Lena Friedsam.
A three set thriller 🎢
— wta (@WTA) February 28, 2023
Erika Andreeva saved 2 match points to come back and secure the match in a tiebreak, 7-6(4), 3-6, 7-6(3)!#ATXOpen pic.twitter.com/kNkTD7kXHy
Outra jogadora que entrou na chave como lucky-loser foi a japonesa Nao Hibino, beneficiada pela desistência da norte-americana Lauren Davis. Mas ela perdeu para a russa Anna Kalinskaya por 6/4, 3/6 e 6/2. Kalinskaya aguarda o duelo entre as norte-americanas Robin Montgomery e Coco Vandeweghe.
Ainda nesta terça-feira, Anastasia Potapova confirmou a condição de cabeça 3 e venceu a convidada local Elizabeth Mandlik por 6/2 e 6/0. A jovem jogadora de 21 anos e 28ª do mundo agora enfrenta a também anfitriã Katie Volynets.
Zhang Shuai has withdrawn from the tournament due to illness and Lauren Davis has withdrawn due to injury.
— ATX Open (@AtxOpen) February 28, 2023
Erika Andreeva and Nao Hibino have been drawn into the 2 open spots as Lucky Losers.