Santiago (Chile) - Depois de chegar à semifinal do Rio Open na semana passada e voltar ao top 100 do ranking mundial, Nicolas Jarry aproveitou a boa fase e avançou às quartas de final do ATP 250 de Santiago. O chileno passou pelo argentino Diego Schwartzman, cabeça 4 do torneio e 37º do ranking, com parciais de 6/4, 4/6 e 7/6 (7-2), em uma longa partida com 3h06 de duração.
Para vencer a equilibrada disputa desta quarta-feira, Jarry fez valer sua melhor fase no circuito, contou com apoio da torcida, e se aproveitou das condições. Por conta da altitude de Santiago, conseguiu impor seu jogo de saque e golpes de fundo mais potentes que os do argentino. Além disso, mostrou poder de reação, já que perdia o primeiro set por 4/2 e o terceiro por 3/1, além de dominar o tiebreak decisivo.
QF 🔒@NicoJarry knocks out Schwartzman 6-4 4-6 7-6(2) to advance in Santiago 🇨🇱@chile_open | #ChileOpen pic.twitter.com/5RCbCwhfIm
— ATP Tour (@atptour) March 2, 2023
Foi a segunda vitória de Jarry na capital chilena, depois de uma boa estreia contra o peruano Juan Pablo Varillas na última terça. O jogador de 27 anos e 87º do ranking recuperou 52 posições após a grande semana no Rio Open. E com os resultados de momento, já está ganhando mais oito posições. A melhor marca de sua carreira é o 38º lugar.
Por outro lado, Diego Schwartzman amargou quatro eliminações em estreias nos torneios sul-americanos no saibro. O argentino de 30 anos e ex-número 8 do mundo também perdeu logo cedo em Córdoba, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Durante o torneio na capital argentina, reconheceu que estava preocupado não só com os resultados, mas também com o nível de tênis. Ele aparece atualmente no 37º lugar.
O adversário de Jarry nas quartas de final será o alemão Yannick Hanfmann, que venceu o espanhol Roberto Carballes Baena por 7/6 (8-6) e 6/2. O chileno venceu o único duelo anterior, disputado no saibro de Gstaad no ano passado. Hanfmann, de 31 anos, é o atual 153º do ranking.