Home hope PREVAILS 🇨🇱@NicoJarry edges Yannick Hanfmann 3-6 6-3 6-4 to reach the semifinals in Santiago. #MovistarChileOpen pic.twitter.com/XOJezUxdDD
— Tennis TV (@TennisTV) March 4, 2023
Santiago (Chile) - Pela segunda semana consecutiva, Nicolas Jarry disputará uma semifinal de ATP. Depois de ter feito grande campanha no Rio Open, o chileno agora se destaca em casa, jogando o 250 de Santiago. O atual 87º do mundo venceu nesta sexta-feira o alemão Yannick Hanfmann por 3/6, 6/3 e 6/4 em 2h21 de partida.
Com o resultado, Jarry está somando mais 45 pontos no ranking e recuperando mais 12 posições, para assumir provisoriamente o 75º lugar. O jogador de 27 anos já havia voltado ao top 100 na última segunda-feira e pode voltar ao top 60 em caso de título em sua terra natal. O melhor ranking de sua carreira é o 38º lugar. Antes do Rio Open, aparecia apenas na 139ª colocação.
O único título de ATP na carreira de Jarry foi no saibro de Bastad em 2019. Ele tem ainda dois vice-campeonatos, o primeiro em São Paulo no ano de 2018 e o segundo em Genebra no ano seguinte.
O adversário de Jarry na semifinal de Santiago será o espanhol Jaume Munar, 66º do ranking e algoz do brasileiro Thiago Monteiro nas quartas. O chileno venceu um duelo no ATP de Córdoba em 2021, enquanto Munar ganhou no quali de Bastad no ano passado. O espanhol de 25 anos ainda busca o primeiro ATP e só esteve em uma final.
A outra semifinal será entre os argentinos Sebastian Baez, 35º do ranking, e Tomas Etcheverry, 76º colocado. Baez venceu o único confronto de nível ATP, no saibro de Lyon no ano passado, mas em torneios menores foram duas vitórias para cada lado. Terceiro cabeça de chave no Chile, Baez está com 22 anos e tem dois títulos de ATP. Um ano mais velho, Etcheverry tenta o primeiro troféu.