Monterrey (México) - Caroline Garcia enfim parece ter reencontrado seu melhor tênis sobre as quadras sintéticas mexicanas. A número 5 do ranking avançou na noite deste sábado à final do WTA 250 de Monterrey sem perder sets ao longo da semana e desta vez superou a belga Elise Mertens, por 6/3 e 6/4.
Sua adversária será a croata Donna Vekic, que mais cedo superou a chinesa Lin Zhu, por 7/5 e 6/2. Atual 31ª do ranking, Vekic chegou pelo menos às quartas de todos os torneios que disputou nesta temporada.
Garcia disputará 16ª final da carreira e vai em busca do 12º troféu de primeira linha. A francesa de 29 anos conseguiu grande recuperação na carreira no ano passado, tendo vencido Cincinnati e o WTA Finals. Esta foi sua quinta vitória em sete partidas contra Mertens e, em caso de título, irá recuperar o quarto posto do ranking em cima de Ons Jabeur.
Também experiente no circuito, Vekic tem três títulos de WTA e disputará sua 12ª final. Ela no entanto não ergue um troféu desde o torneio de Courmayeur, em 2021.
Kostyuk contra Gravecha em Austin
O sonho de uma final caseira no WTA 250 de Austin foi totalmente frustrado. Primeiramente, a ucraniana Marta Kostyuk surpreende a ex-top 10 Danielle Collins, por 6/4 e 6/3, e à noite a russa Varvara Gracheva superou jogo duro contra Katie Volynets, por 6/4, 5/7 e 6/4.
Nenhuma das finalistas tem título de nível WTA na carreira. Kostyuk tem 20 anos e é atual 52ª do ranking e Gracheva é dois anos velha e ocupa o 88º posto.