Santiago (Chile) - No encontro entre dois brasileiros pela rodada de estreia no challenger de Santiago, o pernambucano João Lucas Reis aproveitou muito bem sua segunda oportunidade no torneio e venceu o duelo contra o paulista Daniel Dutra da Silva. Reis entrou na chave com lucky-loser, após a desistência do chileno Matias Soto, e liderava a disputa por 4/6, 7/6 (7-4) e 4/2, quando Daniel se retirou após 3h15 em quadra. A organização do torneio ainda não informou o motivo da desistência, mas Daniel apresentava aparente dificuldade para sacar no último set.
Aos 22 anos, João Lucas Reis está com o melhor ranking da carreira no 301º lugar. Ele já está ganhando sete pontos na ATP pela vitória e mais dois por ter vencido um jogo no quali. O pernambucano marcou sua 15ª vitória em chaves principais de challenger na carreira e a segunda na temporada. Também neste ano, ele fuou um quali em Concepcion, no Chile. Seu próximo rival pode ser o italiano Luciano Darderi ou o convidado local Gonzalo Lama.
Já Daniel Dutra da Silva vinha de duas vitórias no quali. O experiente paulista de 34 anos e 265º do ranking recebe 4 pontos na ATP pela campanha. Ele atingiu o melhor ranking da carreira em agosto, quando ocupou a 207ª posição. Na temporada, Daniel venceu um ITF de simples em Santo Domingo e um challenger de duplas na Argentina.
Em um dia com muito vento em quadra, além da já conhecida altitude da capital chilena, Daniel começou a partida com dificuldade para controlar a trajetória da bola e cometeu muitos erros não-forçados, que permitiram a Reis conseguir uma quebra logo cedo. O paulista conseguiu buscar o empate e ainda escapou de dois break-points no quinto game para fazer 3/2. Depois disso, não teve mais o saque ameçado no primeiro set. Ele também se aproveitou de um game com poucos primeiros serviços em quadra do rival para voltar a quebrar.
O segundo set foi de altos e baixos, com oportunidades para os dois lados. Cada jogador conseguiu duas quebras e a parcial teve 11 break-points disputados. Reis chegou a liderar o placar por 5/3, perdeu a chance de sacar para o set e mostrou poder de reação no tiebreak. Ele perdia por 4-2 e venceu cinco pontos seguidos. Daniel foi ao vestiário no intervalo entre os sets. Na volta, quebrou o serviço de Reis, mas cedeu o empate de imediato. O pernambucano voltaria a quebrar para fazer 4/2 e tinha 40-0 no game de saque antes de o rival abandonar a disputa. Foi sua primeira vitória sobre Daniel após quatro derrotas em duelos anteriores.