Indian Wells (EUA) - Apesar de sofrer com muitas dificuldades nos games de saque, Coco Gauff superou um jogo duríssimo nesta terça-feira para chegar às quartas de final do WTA 1000 de Indian Wells. A número 6 do mundo ficou em quadra por 2h17 e superou a sueca vinda do quali Rebecca Peterson, 103ª do ranking, com parciais de 6/3, 1/6 e 6/4.
Gauff já havia se queixado de problemas para sacar na estreia contra a espanhola Cristina Bucsa. Já no último domingo, sentiu uma melhora na partida contra a tcheca Linda Noskova, mas voltou a ter dificuldades em quadra. A norte-americana, que completou 19 anos no início desta semana, enfrentou 14 break-points na partida contra Peterson, mas escapou de 10 deles.
Coco FINDS A WAY 😤@CocoGauff comes from a break down in the final set to reach the Indian Wells quarterfinals for the first time!#TennisParadise pic.twitter.com/TNkgumcxjG
— wta (@WTA) March 14, 2023
"Rebecca não é uma adversária fácil. Eu joguei contra ela em um dos meus primeiros torneios como profissional, quatro anos atrás, e perdi feio. Acho que o mais importante hoje era o mental. Precisava continuar focada e jogar o meu melhor em alguns momentos. Não estava sacando tão bem, mas a minha mentalidade me ajudou hoje. A torcida também me ajudou muito", disse Gauff durante a entrevista em quadra. Sua próxima rival pode ser Barbora Krejcikova ou Aryna Sabalenka.
Peterson liderou a estatística de winners por 25 a 21, e cometeu 45 erros não-forçados contra 38 da norte-americana. A partida teve ao todo oito quebras de serviço, quatro para cada lado, e 27 break-points disputados.
Depois de ter vencido o primeiro set com duas quebras e sido dominada na segunda parcial, Gauff mostrou poder de reação no terceiro set. Ela perdia por 4/2 e enfrentou nove break-points na parcial. Mas terminou a partida vencendo quatro games seguidos, mostrando melhor adaptação às condições mais lentas do torneio e foi mais consistente nos ralis de fundo, enquanto a rival cometeu mais erros na reta final da partida.
Sakkari elimina Pliskova em outro jogo longo
Outra top 10 a se garantir nas quartas de final foi Maria Sakkari, que também venceu um jogo muito longo. A número 7 do mundo ficou em quadra por 2h43 para vencer a ex-líder do ranking e atual 17ª colocada Karolina Pliskova por 6/4, 5/7 e 6/3. O resultado serviu de revanche para a grega, que havia perdido recentemente para a tcheca em Dubai. O histórico de confrontos entre elas agora está empatado por 3 a 3.
Atuando diante de uma boa sacadora, Sakkari se aproveitou da quadra mais lenta de Indian Wells para colocar mais pressão sobre os games de serviço da tcheca. A grega criou incríveis 29 break-points na partida desta terça-feira e conseguiu sete quebras, enquanto Pliskova quebrou cinco vezes. Durante o último set, a tcheca chegou a escapar de nove chances de quebra em um único game, saiu vencendo por 2/0, mas a pressão exercida por Sakkari foi constante. Ela fez cinco games seguidos e reassumiu o controle da partida. Sua próxima rival pode ser Petra Kvitova ou Jessica Pegula.