Indian Wells (EUA) - No jogo que encerrou a rodada de quartas de final do WTA 1000 de Indian Wells, Iga Swiatek fez valer todo seu favoritismo e dominou a partida desta quinta-feira contra a romena Sorana Cirstea, 83ª do ranking marcando as parciais de 6/2 e 6/3 em apenas 1h20 de partida. A número 1 do mundo e atual campeã do torneio ainda não perdeu sets no caminho para semi na Califórnia.
Vencedora de 12 títulos no circuito, incluindo três Grand Slam, Swiatek tenta alcançar sua 16ª final da carreira e a terceira na temporada. No mês passado, a polonesa de 21 anos foi campeã do WTA 500 de Doha e vice no primeiro WTA 1000 da temporada, em Dubai, sendo superada pela tcheca Barbora Krejcikova na decisão.
J A Z D A 🔥@iga_swiatek sprints past Cirstea 6-2, 6-3 and will face Rybakina in the @BNPPARIBASOPEN semifinals! pic.twitter.com/CZtCEwRlES
— wta (@WTA) March 16, 2023
A adversária de Swiatek na semifinal de Indian Wells será a décima do ranking Elena Rybakina, atual campeã de Wimbledon e vice do Australian Open. O histórico de confrontos está empatado por 1 a 1, com a polonesa vencendo em Ostrava há duas temporadas, e a cazaque dando o troco nas oitavas de final em Melbourne no início da temporada. Rybakina vem de um jogo longo contra a tcheca Karolina Muchova, em que venceu por 7/6 (7-4), 2/6 e 6/4 em 2h45.
Swiatek chegou a vencer oito games seguidos
Apesar de a partida ter começado com games longos e uma quebra para cada lado antes do 2/2, Swiatek logo aproveitou uma oportunidade de passar à frente. No sexto game da partida, Cirstea fez uma dupla falta no 40-iguais, e a polonesa atacou na devolução para chegar ao break-point e contou com um erro da rival para conseguir a quebra.
She's on a mission today 😤@iga_swiatek | #TennisParadise pic.twitter.com/hakiOb0aqk
— wta (@WTA) March 16, 2023
Na sequência, fez um ótimo game de saque e abriu 5/2 no placar. Com grande vantagem, a número 1 do mundo seguiu jogando um tênis agressivo e voltou a quebrar para fechar o set. Swiatek fez o dobro de winners que Cirstea na parcial, 14 a 7, e cometeu 8 erros contra 9.
O domínio da líder do ranking continuou na segunda parcial. Com duas novas quebras, ela abriu 4/0 no placar, chegando a vencer oito games seguidos na partida. Cirstea devolveu uma das quebras e saiu do zero. Dois games mais tarde, voltou a ameaçar, mas a polonesa fechou a porta com ace de segundo serviço. A confortável vantagem no placar foi mantida até o fim e a vitória definida em sets diretos. Swiatek liderou a contagem de winners por 19 a 12, e cometeu 13 erros contra 15 da rival. A número 1 do mundo quebrou cinco vezes o serviço da rival.