Indian Wells (EUA) - O primeiro torneio de Luísa Stefani ao lado de Gabriela Dabrowski desde a retomada da parceria terminou nesta quinta-feira com a queda nas quartas de final do WTA 1000 de Indian Wells. Elas foram superadas pela japonesa Miyu Kato e a indonésia Aldila Sutjiadi, que marcaram as parciais de 6/2 e 7/6 (7-4) em 1h20 de partida.
Stefani e Dabrowski vinham de duas vitórias em sets diretos, primeiro contra a cazaque Anna Danilina e a norte-americana Asia Muhammad, e depois contra a chilena Alexa Guarachi e a neozelandesa Erin Routliffe. Pela campanha, recebem 215 pontos no ranking de duplas. A paulista de 25 anos é a número 30 do ranking, jogou o torneio pela primeira vez e pode ganhar até duas posições. Ela e a canadense agora seguem para Miami.
"Dia duro. Realmente começamos bem abaixo. Fiquei bem feliz pela maneira como conseguimos voltar no jogo, jogamos muito bem os últimos vinte minutos, competimos até o final, isso é importante. Mas crédito para nossas rivais que jogaram super bem. Mereceram. Agora é descansar, aprender com a derrota, treinar e usar isso pra gente daqui pra frente. Nesta sexta-feira já seguimos para Miami", disse Stefani após a partida.
There's nothing like your first WTA 1000 semifinal 🙌@miyukato1121/@dila_11 score a 6-2, 7-6(4) upset over Dabrowski/Stefani.#TennisParadise pic.twitter.com/telIp9D6Wl
— wta (@WTA) March 16, 2023
Algozes de Stefani e Dabrowski nesta quinta-feira, Kato e Sutjiadi já haviam eliminado as norte-americanas Coco Gauff e Jessica Pegula, cabeças 2 do evento. E elas cruzam o caminho de outra brasileira, Beatriz Haddad Maia, semifinalista ao lado da experiente alemã Laura Siegemund em Indian Wells. Bia tem quatro títulos profissionais de duplas no circuito e busca sua sétima final no circuito e a segunda em WTA 1000.
Logo no game de abertura, Kato e Sutjiadi conseguiram uma quebra de vantagem. Stefani e Dabrowski saíram perdendo por 2/0 e não conseguiram ameaçar o serviço das adversárias durante todo o primeiro set. A dupla asiática cedeu apenas cinco pontos nos games de serviço e voltaria a quebrar no fim da parcial.
O domínio de Kato e Sutjiadi continuou no início do segundo set e elas abriram 4/0 no placar, chegando a liderar por 5/1. Só então, a brasileira e a canadense iniciaram uma forte reação. Muito mais seguras nos games de serviço e passando a pressionar mais o saque das adversárias, elas salvaram três match-points e devolveram as duas quebras. Em um dos match-points, Stefani encaixou uma excelente devolução no corpo da indonésia. A definição ficou para um equilibrado tiebreak, em que a dupla asiática chegou à vitória com winner de forehand de Sutjiadi na paralela.
Tchecas e japonesas na outra semifinal de duplas
Do outro lado da chave, as tchecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova seguem confirmando o favoritismo e já estão na semifinal. A parceria multicampeã venceu nesta quinta-feira a australiana Storm Hunter e a belga Elise Mertens por duplo 6/3. Vencedoras de sete Grand Slam juntas, elas buscam uma conquista inédita em Indian Wells e enfrentarão as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara na penúltima rodada.