Indian Wells (EUA) - Pela primeira vez em quatro confrontos, Carlos Alcaraz conseguiu superar Felix Auger-Aliassime para assim chegar à semifinal do Masters 1000 de Indian Wells. O número 2 do mundo venceu o atual décimo colocado por duplo 6/4 em 2h nesta quinta-feira. O espanhol de 19 anos já repete a campanha do ano passado e está agora a duas vitórias de voltar ao topo do ranking, posição que já ocupou por 20 semanas.
Até então, Aliassime não só havia vencido os três duelos anteriores, como sequer havia sofrido quebras de serviço contra o espanhol. Eles haviam se enfrentado pela primeira vez no US Open de 2021, e tiveram mais dois encontros no ano passado, pela Copa Davis e o ATP 500 da Basileia.
Carlitos. Is. EVERYWHERE. 🔥🔥@carlosalcaraz #TennisParadise pic.twitter.com/QSsGr4n5qt
— Tennis TV (@TennisTV) March 17, 2023
Vencedor de sete torneios da ATP, um deles na atual temporada em Buenos Aires, Alcaraz tenta alcançar a 11ª final da carreira e a terceira no ano. Ele enfrentará no próximo sábado o italiano de 21 anos Jannik Sinner, 13º do ranking. Será o quinto encontro na elite do circuito, com duas vitórias para cada lado.
Em um primeiro set de apenas uma quebra e disputado com altíssima intensidade, Aliassime começou a partida enfrentando games longos em seu serviço. O canadense se salvou dos cinco primeiros break-points que enfrentou, mas não evitou a quebra. Por sua vez, Alcaraz só enfrentou um break-point, quando já sacava para fechar, mas conseguiu se salvar.
Fabulous from Felix ♨️@felixtennis with a great adjustment to save a break point!#TennisParadise pic.twitter.com/OhWjBGDMTW
— Tennis TV (@TennisTV) March 17, 2023
Nas lentas condições de Indian Wells, ainda mais em partidas noturnos, os ralis longos eram frequentes. Os jogadores precisavam de tempo para construir os pontos e encontrar o momento certo para a definição, que quase sempre vinham com excelentes winners, que levantavam o público.
Alcaraz começou o segundo set com uma quebra acima, após uma sequência de ótimas devoluções. Mas logo depois fez um game muito displicente e cedeu o empate. Pouco depois, Aliassime reverteu um 15-40 e manteve o equilíbrio da disputa. O espanhol não teria mais o serviço ameaçado até o final do jogo. Já o canadense enfrentou um game longo no 4/4, que havia começado com uma dupla falta e um erro de backhand. Alcaraz soube aproveitar a oportunidade e conseguiu a quebra derradeira antes de fechar o jogo no saque. O espanhol fez 26 a 21 nos winners e cometeu 16 erros contra 21.
Onward he goes 🤗@carlosalcaraz continues his quest for a 3rd Masters 1000 title and to regain the World No. 1 ranking!#TennisParadise pic.twitter.com/sKDOmGrISv
— Tennis TV (@TennisTV) March 17, 2023