Notícias | Dia a dia
Sabalenka domina Sakkari e joga a 3ª final do ano
17/03/2023 às 21h03

Sabalenka venceu 17 dos 18 jogos que fez na atual temporada do circuito

Foto: BNP Paribas Open

Indian Wells (EUA) - O início de temporada quase perfeito de Aryna Sabalenka continua nesta semana em Indian Wells. A número 2 do mundo e atual campeã do Australian Open marcou sua 17ª vitória em 18 jogos em 2023 e garantiu vaga em sua terceira final do ano. Sabalenka passou pela grega Maria Sakkari, sétima colocada, com parciais de 6/2 e 6/3 em apenas 1h25 de partida nesta sexta-feira. Foi sua quinta vitória em oito jogos contra a rival no circuito.

Aos 24 anos, Sabalenka disputará sua 21ª final da carreira e a terceira da temporada. Além de ter conquistado seu primeiro Grand Slam em Melbourne, ela também venceu um WTA 500 em Adelaide na primeira semana do ano. A bielorrussa tem 12 títulos no circuito e busca um troféu inédito em Indian Wells na chave de simples. Ela já foi campeã de duplas na Califórnia em 2019, ao lado da belga Elise Mertens. Em torneios WTA 1000, Sabalenka acumula quatro títulos.

A adversária de Sabalenka na final prevista para o próximo domingo às 17h (de Brasília) virá da partida entre a número 1 do mundo Iga Swiatek a décima colocada Elena Rybakina. Ela tem duas vitórias e quatro derrotas diante da polonesa. Já contra a cazaque, venceu todos os quatro duelos anteriores, inclusive na final do Australian Open.

O início da semifinal foi atrasado em aproximadamente 40 minutos devido a um problema no sistema de som do estádio. O torneio não tem juízes de linha e todas as marcações são feitas eletronicamente e anunciadas ao público e jogadores. Quando uma equipe de árbitros de linha já estava a postos para entrar em quadra, os problemas técnicos foram sanados e partida seguiu como nos demais jogos do torneio.

Em quadra, Sabalenka conseguiu mais uma impor seu jogo agressivo e de muita potência nos golpes. Sakkari começou o jogo ciente de que não poderia tentar equilibrar a pancadaria com a adversária e tentou jogar com mais margem de segurança e colocando o máximo de bolas em quadra. Mas a estratégia rendeu no máximo dois games para a grega no primeiro set. Sabalenka terminou a parcial com 8 a 6 nos winners e cometeu 9 erros contra 6, conquistando três quebras diante da rival.

O bom momento da número 2 do mundo continuou no segundo set e ela já saiu vencendo por 2/0. Mesmo passando por um breve período de oscilação, em que permitiu o empate e ainda salvou mais um break-point no quinto game, Sabalenka logo retomou o controle da partida.

Em um game muito longo, a campeã do Australian Open encaixou uma sequência de winners de devolução na paralela e voltou a quebrar para fazer 4/2. A vice-líder do ranking também se manteve fiel à tática de atacar o forehand da rival e levá-la a cometer mais erros, definindo a vitória de forma dominante. Sabalenka liderou a contagem de winners por 21 a 9 e cometeu 26 erros contra 15 da rival.

Comentários