Indian Wells (EUA) - Pela segunda vez na temporada, Elena Rybakina conseguiu superar a número 1 do mundo Iga Swiatek em quadra. Assim como havia acontecido nas oitavas do Australian Open, a cazaque soube se impor com seu jogo muito agressivo e eliminou a polonesa para chegar à final do WTA 1000 de Indian Wells com um dominante duplo 6/2 em apenas 1h15 de partida.
Atual campeã de Wimbledon e vice do Australian Open, Rybakina aparece na décima posição do ranking e está ultrapassando duas concorrentes com a boa campanha em Indian Wells. A cazaque de 23 anos pode terminar a semana no sétimo lugar do ranking se for campeã de Indian Wells e conquistar seu primeiro WTA 1000 da carreira.
Welcome to the final, Elena 😁#TennisParadise pic.twitter.com/IvqTs2n3gT
— BNP Paribas Open (@BNPPARIBASOPEN) March 18, 2023
A adversária de Rybakina na final do próximo domingo às 17h (de Brasília) será a número 2 do mundo Aryna Sabalenka. O jogo será uma reedição da final do Grand Slam australiano, com chance de revanche para a cazaque. Sabalenka, aliás, venceu os quatro duelos anteriores entre elas, mas todas as partidas foram ao terceiro set. A bielorrussa tem 17 vitórias e apenas uma derrota neste início de temporada.
Eliminada na semifinal desta sexta-feira, Swiatek defendia o título em Indian Wells, mas mantém uma vantagem bastante confortável na liderança do ranking, tendo alcançado a marca de 50 semanas como número 1 do mundo. A polonesa de 21 anos segue para o WTA 1000 de Miami, onde também é a atual campeã. Na temporada, ela tem 16 vitórias e 4 derrotas, com um título em Doha e vice em Dubai.
as clean as them come 🔥@iga_swiatek | #TennisParadise pic.twitter.com/0uBRVBWfp2
— wta (@WTA) March 18, 2023
Para superar Swiatek mais uma vez na temporada, Rybakina apostou em um estilo de jogo que já tem dado trabalho para a polonesa desde o ano passado. Era preciso sacar bem, jogar em cima da linha de base, pegar a bola na subida, comandar a maioria dos pontos, e não deixar a número 1 do mundo respirar. Foi assim que a própria cazaque e jogadoras como Caroline Garcia, Aryna Sabalenka e Madison Keys conseguiram vencê-la ou vender caro alguma derrota para a líder do ranking.
Além disso, a cazaque explorou o segundo serviço da polonesa para colocar pressão constante desde as devoluções. Não demorou para que ela conseguisse a primeira quebra da partida e saísse vencendo por 3/0. Swiatek chegou a ter dois break-points, mas Rybakina se salvou jogando de forma agressiva, primeiro com um winner de backhand na cruzada e depois com saque e primeira bola. A cazaque voltaria a quebrar no fim do set, terminando a parcial com o dobro de winners da polonesa, 8 a 7.
Off to a quick start ⚡
— wta (@WTA) March 18, 2023
Elena Rybakina races to a 3-0 start over Swiatek!#TennisParadise pic.twitter.com/YwlytlVwvH
O domínio de Rybakina continuou no segundo set. Ela conseguiu duas novas quebras e chegou a estar vencendo por 5/0. Mesmo quando parecia surgir uma oportunidade para a Swiatek, a cazaque encaixava ótimos saques para manter sua vantagem confortável. A número 1 do mundo, evitou o 'pneu' e ainda salvou os dois primeiros match-points que enfrentou, mas seguia cometendo muitos erros e não conseguiu escapar de uma dura derrota em sets diretos.
Rybakina terminou a partida com o dobro de winners que Swiatek, 18 a 9, e cometeu 12 erros não-forçados contra 17 da polonesa. Além disso, a cazaque aproveitou todos os cinco break-points que teve. Já a número 1 do mundo só conseguiu uma quebra, e quando já perdia o segundo set por 5/1. Ela criou 4 break-points nesta sexta-feira.