Indian Wells (EUA) - A cazaque Elena Rybakina continua como um dos maiores destaques deste início de temporada. Finalista do Australian Open e enfim top 10 do ranking, ela está agora em sua primeira final de nível WTA 1000. Se conquistar o quarto e maior troféu da carreira, a tenista de 23 anos subirá para o sétimo lugar.
"Iga é definitivamente uma adversária muito difícil, mas quando estou jogando dessa forma e tudo dá certo...", afirmou a cazaque sobre a notável vitória sobre Iga Swiatek por duplo 6/2. "Acho que hoje em diversos momentos eu atingi o meu nível mais alto. E aí você acredita que pode ganhar de qualquer uma. Claro que isso não acontece em todos os jogos, mas hoje foi assim".
37 - Elena Rybakina is the player with the fewest points dropped in a single match against Iga Swiatek (37 in Indian Wells 2023) since Garbine Muguruza in Dubai 2021 (35). Game Plan.#TennisParadise | @BNPPARIBASOPEN @WTA @WTA_insider pic.twitter.com/hr0HMtQJOr
— OptaAce (@OptaAce) March 18, 2023
A campeã de Wimbledon marca assim sua segunda vitória sobre a líder do ranking em apenas três meses - eliminou Swiatek nas oitavas do Australian Open em janeiro -, algo que não acontecia no circuito feminino desde 2019.
Rybakina admitiu certa surpresa por ter se saído tão bem, já que vinha de um jogo muito apertado na véspera diante de Karolina Muchova. "Eu não tinha nada a perder, então me preocupei em ir à quadra e me divertir. Tudo deu certo e fiquei de fato satisfeita com a forma que joguei. Espero repetir no domingo".
Ela reencontrará a mesma Aryna Sabalenka que tirou seu título do Australian Open apenas dois meses atrás, numa virada de 4/6, 6/3 e 6/4. Com isso, a bielorrussa mantém um retrospecto perfeito de 4 a 0, ainda que todos os confrontos tenham chegado ao terceiro set.
"A chave vai ser jogar firme nos pontos importantes e manter meu próprio saque, porque muitas vezes a derrota para Aryna foi questão de uma única quebra", analisou. "Preciso estar atenta nesses momentos essenciais do jogo e quem sabe enfim eu mude esse placar".
Na partida desta sexta-feira, Rybakina foi muito bem no quesito. Colocou 61% de seu poderoso saque em quadra e ganhou 82% desses pontos, ou seja 28 de 34 tentativas. Além disso, salvou todos os cinco break-points que encarou, tendo encerrado o duelo com 18 winners e apenas 12 erros.