Notícias | Dia a dia
Medvedev confirma e busca 4º título consecutivo
18/03/2023 às 19h08

Indian Wells (EUA) - Está mesmo difícil parar o russo Daniil Medvedev. Depois de conquistar troféus na Europa e no Oriente Médio, ele está a um passo de vencer pela primeira vez um dos Masters 1000 do março norte-americano, onde nunca havia passado de quartas de final. Neste sábado, marcou sua quinta vitória seguida sobre o ídolo local Frances Tiafoe, que protagonizou um final de jogo emocionante, salvou sete match-points antes de se render por 7/5 e 7/6 (7-4).

Com 19 vitórias seguidas no curtíssimo intervalo de 31 dias, série obtida em quatro países, três continentes e no espaço de 12 horas de fuso, ele aguarda o vencedor do duelo noturno entre o espanhol Carlos Alcaraz e o italiano Jannik Sinner. O russo lidera os confrontos diretos nos dois casos, mas com apertado 1 a 0 sobre Alcaraz e folgados 5 a 0 diante de Sinner.

A última vez que um tenista ganhou quatro torneios no espaço de cinco semansa foi Andy Murray, em 2016, porém a marca mais expressiva da Era Profissional está com Ivan Lendl, vencedor de 26 partidas e 5 campeonatos em semanas sucessivas, e ainda por cima em dois pisos diferentes.

Medvedev está em sua sétima final de nível 1000, a primeira desde Paris em 2021, e tenta o quinto título deste nível. No geral, busca o 19º troféu da carreira e confirma o retorno ao top 5 do ranking, de onde saiu em novembro. Antes de Roterdã, o ex-número 1 era o 11º colocado.

Outra atuação brilhante
Medvedev entrou em quatro com 4 a 0 no histórico contra Tiafoe em nível ATP, onde só cedeu um set. A única derrota para Tiafoe havia acontecido em challenger disputado em 2015. Mas o primeiro set foi bem parelho, ainda que as maiores chances de quebra sempre estivessem do lado do cabeça 5, que chegou a ter 0-40 no quinto game. A quebra só viria mais tarde, no 11º game, quando a cobertura de quadra do russo se mostrou espetacular para achar defesas e ângulos perfeitos.

A situação se complicou ainda mais para o norte-americano ao perder também o saque na abertura do segundo set e aí ele mudou radicalmente de postura e passou a arriscar-se mais junto à rede, incluindo sucessivos saques-voleios. Foi assim que ele evitou dois match-points no nono game. Mas, com o saque a favor, Medvedev se precipitou e fez até dupla falta. Recuperou-se imediatamente com suas defesas notáveis porém, mesmo com 40-0, ainda não concluiu. A definição foi ao tiebreak e aí o russo abriu vantagem e decidiu com dois serviços perfeitos.

A estatística final esclarece bem a diferença entre ambos. Enquanto Medveved cometeu apenas 12 erros e cravou 30 winners, o norte-americano falhou 32 vezes e acertou 25 bolas vencedoras.

Comentários