Indian Wells (EUA) - O veterano Rohan Bopanna e o australiano Matthew Ebden derrubaram os líderes do ranking Wesley Koolhof e Neal Skupski para conquistar na noite deste sábado o título do Masters 1000 de Indian Wells. A definição foi num apertado match-tiebreak e as parciais de 6/3, 2/6 e 10-8.
Aos 43 anos, Bopanna se tornou o tenista de maior idade a conquistar um troféu de nível Masters e festejou: "Aqui não é o Tennis Paradise por acaso", brincou ele. "Foi realmente especial. Tenho estado no circuito por muito tempo, vindo aqui e vendo tanta gente diferente levantar o troféu. A campanha toda foi dura, jogos muito equilibrados, e hoje ganhamos de um dos melhores duplistas".
Champions in the desert 🏆🌴
The moment @rohanbopanna & @mattebden sealed their second title of the year in Indian Wells!@BNPPARIBASOPEN | #TennisParadise pic.twitter.com/EfG0XXWdbG— ATP Tour (@atptour) March 19, 2023
O indiano superou a marca anterior do canadense Daniel Nestor e contou que conversou com o ex-recordista na véspera: "Pedi desculpas para ele e afirmei que irei quebrar a marca", brincou. Dono agora de 24 títulos de duplas, Bopanna subirá para o 11º lugar do ranking, ainda distante do terceiro posto que já ocupou. Atual campeão de Wimbledon ao lado de Max Purcell, Ebden chega a nove troféus e primeiro Masters, aos 35 anos, e chegará ao recorde pessoal de 18º do ranking.
O dueto campeão já havia feito uma grande atuação na sexta-feira, ao derrotar os então detentores do título, os norte-americanos John Isner e Jack Sock, além de ter superado os garotos canadenses Felix Auger-Aliassime e Denis Shapovalov nas quartas. Lá na primeira rodada, tiraram Rafael Matos e o espanhol David Vega no match-tiebreak.
Este foi o segundo título da temporada para Bopanna e Ebden, campeões também em Doha e finalistas em Roterdã, o que abre perspectiva de chegar ao Finals. "Indian Wells é muitas vezes chamado de quinto Grand Slam", lembrou o australiano. "Apesar das nossas idades, continuamos trabalhando duro para evoluir em vários aspectos e temos ainda a fazer como parceria".
"No começo do ano, conversamos e combinamos que a meta seria ganhar Slam e Masters, tentar chegar ao número 1. Então esse é o objetivo e hoje demos um grande passo nessa direção", finalizou Ebden.