Viña del Mar (Chile) - Com atuações cada vez mais firmes, o paranaense Thiago Wild fechou sua notável campanha sobre o saibro chileno com o segundo troféu de nível challenger de sua carreira. O tenista de 23 anos faturou neste domingo o challenger de US$ 80 mil disputado no saibro de Viña del Mar, ao derrotar o canhoto francês Hugo Gastón, 106º do ranking e ex-58º, com o placar de 7/5 e 6/1.
Com o vice da semana passada no challenger de Santiago, Wild dará significado salto no ranking e entrará nesta segunda-feira na faixa necessária para ter vaga no qualificatório de Roland Garros. O brasileiro ocupa atualmente o 400º lugar e irá aparecer como 226º colocado. Seu recorde pessoal é bem maior, o 106º, logo depois de ganhar o ATP 250 de Santiago, em 2020.
Além das duas finais de simples feitas em duas semanas consecutivas, Wild também foi à decisão de duplas do ATP 250 de Santiago há duas semanas e ficou com o vice.
Esta foi sua quarta final de simples de nível challenger, Seu primeiro título havia acontecido no saibro de Guayaquil, em 2019, um ano depois de ganhar o título juvenil do US Open. Ele também havia ido à final no saibro francês de Aix en Provence em 2020.
Domínio da base
Wild e Gaston já haviam feito uma final em 2019, decidindo o ITF de US$ 25 mil disputado no saibro de Montauban, e o paranaene venceu em dois sets. Certamente, entrou alerta às trocas constantes de ritmo que Gaston causa na partida, principalmente com sua grande habilidade em dar curtinhas.
Logo no quinto game, Wild precisou sacar bem e forçar bolas profundas no forehand adversário para escapar de break-point. Logo depois, foi quebrado mas manteve o controle emocional para reagir imediatamente e empatar. Fez então um longo game para fechar a série inicial, onde prevaleceram suas devoluções profundas e atenção às bolas cheio de efeito que o francês tentou arrancar nos pontos decisivos.
A confiança de Wild aumentou e ele passou a ser muito mais sólido no fundo de quadra no segundo set, sem correr qualquer risco com o saque a favor., Obteve a quebra decisiva no quarto game, após três tentativas frustradas, e caminhou para a vitória.